Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A primeira linha de metrô construída em São Paulo foi a atual Linha 1-Azul do Metrô, chamada originalmente de Linha Norte-Sul | Rovena Rosa/Agência Brasil
São Paulo possui um dos maiores e mais completos sistemas de metrô em todo o mundo. Porém, pouca gente sabe qual foi a primeira linha de metrô a existir na cidade.
Continua depois da publicidade
A linha segue em atividade, sendo inclusive uma das mais frequentadas todos os dias pelos paulistanos. Saiba mais abaixo.
A primeira linha de metrô construída em São Paulo foi a atual Linha 1-Azul do Metrô, chamada originalmente de Linha Norte-Sul.
Considerada até hoje uma das principais linhas do sistema de transporte público da cidade, ela compreende o trecho definido pelas estações Tucuruvi e Jabaquara e possui a estação mais movimentada do Metrô.
Continua depois da publicidade
Teve sua construção iniciada no fim da década de 1960 e foi inaugurada em 1974, tendo sido também a primeira linha de metropolitano a ser construída no Brasil.
Iniciando pela estação Vila Mariana, no primeiro dia de operação comercial também foram abertas outras estações:
Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde, São Judas, Conceição e Jabaquara. No total, eram 6,4 km de extensão de início.
Continua depois da publicidade
No começo da operação comercial, o sistema de metrô funcionava apenas segunda a sexta-feira, em uma carga horária de quatro por dia (das 9h às 13h), ficando fechado para o público nos fins de semana.
Com o avanço do tempo e aumento da demanda, o horário foi ampliado.
Segundo a companhia, cerca de 2,8 mil passageiros frequentavam diariamente a Linha Norte-Sul, que funcionava de Jabaquara a Vila Mariana.
Continua depois da publicidade
Em 1975 houve duas ampliações importantes. Em fevereiro daquele ano, esta linha chegou ao centro da Capital, na então estação Liberdade. O horário de funcionamento na época já era ampliado: das 6h30 às 20h30.
Já em 26 de setembro de 1975, os trens chegaram à estação Santana. Em 1978, veio a estação Sé.
A Linha Norte-Sul recebeu o nome de Linha 1-Azul em 1993. Em 1998, ocorreu a última expansão de estações (com três novas) e chegou ao tamanho atual: 20,2 quilômetros de extensão e 23 estações.
Continua depois da publicidade
Conhecida por ser uma das linhas mais movimentadas da cidade, a linha passa por pontos icônicos da Capital, como a Estação da Luz, a avenida Paulista e o Terminal Rodoviário do Tietê, tornando a locomoção mais prática aos paulistanos.
Partindo da estação Tucuruvi e indo até Jabaquara, as 23 estações da Linha 1-Azul são:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade