A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Saiba quais são as cidades da Região Metropolitana de Jundiaí

Conheça os sete municípios que integram essa região estratégica para o desenvolvimento econômico e ambiental do interior paulista

Raphael Miras

11/11/2024 às 12:26

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Com um PIB de 80,2 bilhões de reais e um perfil industrial dinâmico, a RMJ representa uma região de oportunidades no interior paulista.

Com um PIB de 80,2 bilhões de reais e um perfil industrial dinâmico, a RMJ representa uma região de oportunidades no interior paulista. | Divulgação / Prefeitura de Jundiaí

Oficializada em 30 de novembro de 2021, a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) constitui uma das áreas de crescimento mais acelerado do estado de São Paulo. 

Continua depois da publicidade

A região é composta por sete municípios, são eles: Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista. 

Segundo o IBGE, a região abriga cerca de 797 mil habitantes e gera 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista, destacando-se pela forte base industrial e logística.

 Nesta matéria, a redação da Gazeta vai te mostrar tudo sobre a Região Metropolitana de Jundiaí. Tanto na parte de economia e turismo, quanto em sua localização e estrutura para a população. Confira a seguir:

Continua depois da publicidade

Veja o mapa da Região Metropolitana de São Paulo

Região Metropolitana de JundiaíFoto: Divulgação/Governo de SP

Localização e potência industrial

A RMJ integra um eixo viário privilegiado que conecta a região a importantes rodovias, como a Anhanguera e a Bandeirantes, e permite fácil acesso aos aeroportos de Congonhas, Cumbica e Viracopos, além do Porto de Santos.

Essa infraestrutura é decisiva para o setor logístico, que emprega milhares de pessoas e sustenta parte significativa da economia da região.

Jundiaí, a cidade-sede, possui um dos parques industriais mais diversificados do estado, com destaque para setores como alimentos e bebidas, metalurgia, autopeças e borracha.

Continua depois da publicidade

Multinacionais como Ambev, Siemens e DHL, entre outras, possuem operações na região, que se consolidou como um dos principais polos industriais do país. 

As cidades vizinhas, como Louveira e Itupeva, contribuem com centros logísticos de distribuição, atraindo investimentos e empresas que se beneficiam da proximidade com os grandes centros consumidores de São Paulo e Campinas.

Meio ambiente e recursos naturais

O território da RMJ é marcado por uma geografia rica e complexa, incluindo a Serra do Japi, uma das maiores áreas de cobertura vegetal nativa da região e um importante patrimônio ecológico. 

Continua depois da publicidade

O local é protegido pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Além disso, a RMJ abriga rios importantes para o abastecimento de água, como o Jundiaí, Jundiaí-Mirim e Capivari.

A preservação ambiental e o controle sobre o uso do solo são pontos críticos para o desenvolvimento da RMJ. A expansão habitacional e a pressão sobre áreas verdes despertam a preocupação de ambientalistas e moradores locais.

Mobilidade e integração regional

Com uma densidade demográfica de 627 habitantes por quilômetro quadrado, a mobilidade urbana é um dos maiores desafios da região. 

Continua depois da publicidade

A RMJ conta com serviços de transporte ferroviário de passageiros na Linha 7–Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que interliga Jundiaí a São Paulo. Mas ainda há gargalos de transporte para atender a demanda crescente entre os municípios.

A integração entre os sistemas de transporte é fundamental para manter a RMJ conectada e garantir que o crescimento não seja acompanhado por um aumento no trânsito e na poluição. 

Projetos de modernização ferroviária e ampliação das rodovias estão em análise, mas há um consenso entre especialistas de que investimentos em transporte coletivo são essenciais para que a RMJ se desenvolva de forma sustentável.

Continua depois da publicidade

Perspectivas para a RMJ

Com um PIB de 80,2 bilhões de reais e um perfil industrial dinâmico, a RMJ representa uma região de oportunidades no interior paulista. No entanto, o crescimento rápido demanda políticas públicas que garantam a preservação do meio ambiente e a equidade social. 

A nova estrutura metropolitana traz à tona a importância de um planejamento regional que promova o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

Em um cenário de desafios e oportunidades, a RMJ tem a chance de se tornar um modelo de desenvolvimento para outras regiões do país, combinando avanço econômico com qualidade de vida.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados