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Saiba quais foram as 10 empresas com mais reclamações no Procon-SP em 2023

Procon-SP registrou 769.556 reclamações em seu canal de atendimento online e nos postos presenciais no ano passado

Leonardo Sandre

15/03/2024 às 14:45  atualizado em 19/07/2024 às 12:38

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Em terceiro lugar no ranking geral consta a concessionária de energia elétrica Enel com 5.800 reclamações

Em terceiro lugar no ranking geral consta a concessionária de energia elétrica Enel com 5.800 reclamações | Divulgação/Enel

No Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, o Procon-SP divulgou a lista das empresas com maior número de reclamações em 2023.

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Os números registrados são referentes a processos administrativos, ou seja, reclamações não solucionadas em uma primeira tentativa de acordo feita pelo órgão de defesa.

No total, o Procon-SP registrou 769.556 reclamações em seu canal de atendimento online e nos postos presenciais no ano passado. No período, foram finalizadas 207.220 queixas feitas contra 21.925 fornecedores, com mediação feita pelos especialistas do Procon-SP – independentemente de terem sido atendidas pelo fornecedor.

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Veja abaixo quais foram as 10 empresas que mais receberam reclamações no Procon-SP em 2023:

  1. Hurb Technologies S/A - Viagens e turismo;
  2. Grupo 123 Milhas - Viagens e turismo;
  3. Enel - Empresa de energia;
  4. Itaú Unibanco - Banco;
  5. Bradesco - Banco;
  6. Ikeg - Venda de produtos térmicos;
  7. Shopee - Compras e vendas online;
  8. Samsung - Empresa de aparelhos eletrônicos;
  9. Grupo Claro - Telefonia, internet e TV a cabo;
  10. Mercado Livre - Compras e vendas online.

As duas primeiras colocações são de empresas do setor de turismo que atuam na modalidade de viagem com datas de agendamento flexível: Hurb Technologies S/A e Grupo 123 Milhas. Os problemas que consumidores mais citaram foram ofertas não cumpridas, dificuldade na devolução dos valores pagos, dificuldade para cancelar ou alterar o contrato e questionamento de cobranças (serviço não fornecido).

Hurb

A Hurb teve 11.631 reclamações registradas, sendo 809 atendidas e 10.822 não atendidas, com um índice expressivamente baixo (7%) de solução das queixas apresentadas. Em maio de 2023, a empresa foi multada pelo Procon-SP em R$ 4,4 milhões.

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123 Milhas

Segundo lugar do ranking, a 123 Milhas teve 8.186 reclamações – 494 atendidas e 7.692 não atendidas. A empresa entrou com pedido de recuperação judicial e o Procon-SP solicitou entrar no processo fornecendo subsídios ao órgão julgador. A empresa também foi multada pelo Procon-SP no valor de R$ 2,5 milhões.

Enel

Em terceiro lugar no ranking geral consta a concessionária de energia elétrica Enel com 5.800 reclamações (tendo atendido 1.238 demandas e não atendido 4.562). Problemas relacionados a cobranças indevidas – incompatíveis com o perfil de uso -, faturamentos acumulados, dificuldades na renegociação, cobrança de tarifas e taxas não previstas ou informadas e negativação indevida, fazem parte da maior quantidade dos questionamentos.

Em razão da interrupção no fornecimento de energia elétrica na região metropolitana durante a primeira semana de novembro de 2023, a Enel foi multada em mais de R$ 12 milhões.

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Com isso, os três primeiros colocados também se destacam no pelos altos índices de não atendimentos a reclamações.

Os líderes de reclamações dos anos anteriores:

  • 2023 – Hurb Technologies S/A
  • 2022 – Faci.ly
  • 2021 – Eletropaulo – Enel

Confira o ranking e o relatório completo no site do Procon: https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/Fundacao-Procon-SP-CRF-2023_R1.pdf

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