Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Veja as cidades com riscos de deslizamento, alagamentos ou inundações | Tomás Silva / Agência Brasil
Um estudo divulgado essa semana pelo governo federal mapeou que 1.942 municípios brasileiros estão susceptíveis a desastres naturais como deslizamentos de terra, alagamentos e inundações.
Continua depois da publicidade
Os estados com a maior proporção da população em áreas de risco, são: Bahia (17,3%), Espírito Santo (13,8%), Pernambuco (11,6%), Minas Gerais (10,6%) e Acre (9,7%).
Contudo, mesmo que o estado de São Paulo não esteja entre os com mais áreas de risco, ainda assim foram mapeados 172 municípios com risco de deslizamento, enxurrada ou inundação. Saiba mais abaixo.
O estudo mapeou as cidades com zonas de risco para tais desastres. Portanto, é necessário ressaltar que não se trata de toda a zona do município citado, mas sim algumas áreas deles que correm o risco de deslizamentos, enxurradas ou inundações.
Continua depois da publicidade
Os municípios com maior número de pessoas em áreas mapeadas ao risco geo-hidrológico são:
Embora a Capital esteja na primeira posição, isso se deve apenas pelo número muito elevado de habitantes. As 674.329 pessoas em áreas de risco, correspondem a cerca de apenas 5,89% da população total.
Já em outras cidades do Estado de São Paulo a proporção de pessoas em áreas de risco ficam mais elevadas. Itanhaém, no litoral paulista, apresenta 26,1% da população em áreas de risco, enquanto Taboão da Serra, da Grande SP, aparece com 23,6%. No ranking apresentado, são os dois municípios com a maior porcentagem.
Continua depois da publicidade
Os municípios da lista têm 148,8 milhões de habitantes, dos quais 8,9 milhões vivem em áreas de risco geo-hidrológico. O Brasil tem 203 milhões de moradores no total, segundo o Censo 2022.
O estudo teve a coordenação da Casa Civil para a atualização da lista de locais que devem ser priorizados em obras do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Participaram do trabalho representantes dos ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional, das Cidades, da Ciência e Tecnologia, de Minas e Energia e do Meio Ambiente.
A quantidade de cidades mapeadas representa 34,9% dos 5.570 municípios brasileiros. O número de municípios mais que dobrou em relação a 2012, quando 821 municípios estavam sob maior risco de desastres naturais.
Continua depois da publicidade
Para elaborar a lista, o governo considerou questões como: os municípios com registros de mortos e desalojados por desastres relacionados ao clima, bem como a população vivendo em áreas de risco e com alta vulnerabilidade a inundações.
Siga as notícias da Gazeta no WhatsApp ou pelo Google Notícias
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade