Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
As esferas localizadas no fio são feitas de materiais como fibra de vidro e possuem cerca de 60 cm de diâmetro e 5 kg. | Freepik
Para quem já passou por rodovias ou passou por áreas abertas, as bolas laranjas ou vermelhas em fios de alta tensão não são novidade.
Continua depois da publicidade
Essas "bolas de basquete", conhecidas tecnicamente como "esferas de sinalização diurna", desempenham um papel essencial na segurança das redes elétricas e no setor de aviação, alertando para a presença de cabos de alta tensão.
A Gazeta te conta em detalhes sobre esses equipamentos que ficam no meio dos fios e do que elas são feitas. Confira:
Segundo o mecânico de aviões e piloto privado, Lito Sousa, as esferas são instaladas para alertar pilotos de aviões, helicópteros e outras aeronaves, reduzindo o risco de colisões com fios de alta tensão. A função é especialmente útil em regiões com tráfego aéreo próximo a aeroportos e heliportos.
Continua depois da publicidade
Eles servem como uma espécie de sinal de trânsito aéreo, ajudando a evitar acidentes graves, pois uma colisão com os cabos pode danificar componentes aerodinâmicos das aeronaves.
Em novembro de 2021, um avião onde estava a cantora Marília Mendonça e outras pessoas caiu após bater em fios de eletricidade. Todos os tripulantes morreram.
Em locais onde a visibilidade noturna é reduzida, algumas dessas esferas também contam com pequenos dispositivos de iluminação, como cilindros de néon.
Continua depois da publicidade
No Brasil, a instalação das bolas laranjas é regulamentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da norma NBR 6535.
De acordo com a regulamentação, as esferas devem ter uma cor vistosa – laranja ou vermelha, por exemplo – para garantir contraste com o crescimento ao redor. Elas são feitas de materiais como fibra de vidro e possuem cerca de 60 cm de diâmetro e 5 kg.
A construção dessas esferas inclui resistência aos raios UV, sistemas anticorrosivos e escoamento de água para suportar intempéries climáticas.
Continua depois da publicidade
Outro aspecto importante dessas esferas é que elas também atuam como para-raios. Conhecidas como "esferas dissipadoras eletro-geométricas", ajudando a redirecionar descargas elétricas. Essa função evita que raios atinjam diretamente os fios.
Assim, o impacto do raio é direcionado a uma torre de alta tensão e é dissipado no solo, garantindo maior segurança para quem está nas proximidades.
A instalação dessas esferas pode ocorrer de duas maneiras. Em redes elétricas novas, quando os cabos ainda não estão energizados, técnicos especializados podem intervir diretamente ao longo dos fios.
Continua depois da publicidade
Em redes energizadas, o processo é mais complexo: geralmente, helicópteros são usados para posicionar as esferas com segurança. Esse trabalho exige alto nível de treinamento e equipamentos de proteção específicos.
A prática de sinalizar fios de alta tensão com esferas coloridas não é exclusividade do Brasil.
Nos Estados Unidos, a Federal Aviation Administration (FAA) regulamenta o uso dessas esferas em diversas cores, como laranja, vermelho, amarelo e até branco. Isso varia conforme a região e a altitude dos fios.
Continua depois da publicidade
A norma norte-americana também especifica o espaçamento entre as esferas e o diâmetro, que pode ser maior próximo de áreas de decolagem e aterrissagem.
Em suma, as esferas laranjas nos fios de alta tensão são importantes tanto para a segurança no transporte aéreo quanto para a integridade das redes elétricas, sendo uma importante medida preventiva contra acidentes graves.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade