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O surfista brasileiro Gabriel Medina, campeão mundial e medalhista olímpico | Divulgação
O surfista brasileiro campeão mundial e medalhista olímpico Gabriel Medina, despertou a curiosidade do público após uma de suas publicações nas redes sociais.
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Na ocasião, Medina informou que o protetor solar dele havia acabado e pediu ajuda ao público para uma reposição "reef safe", ou seja, segura para os corais.
O post foi feito em parceria com a Australian Gold (empresa especialista na relação da pele com o sol e de itens de alta performance), e foi replicado por outras páginas de conteúdo e veículos de imprensa.
Este fato, fez com que ocorresse um pico nas buscas pelo termo no Google, sendo o maior da história em solo brasileiro, segundo o Google Trends.
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A expressão passou a ser utilizada pela indústria há aproximadamente 10 anos, para identificar os produtos que não são prejudiciais aos corais - desde 2013, são realizados estudos que indicam alguns filtros solares químicos como agressoras dessa espécie marinha.
A Australian Gold foi uma das primeiras marcas de cosméticos a adquirir o atributo "Reef Safe" em seus produtos nacionalmente, sendo uma das responsáveis pela popularização do termo no Brasil e por gerar conhecimento sobre projetos voltados para a saúde dos oceanos.
Além disso, suas embalagens são feitas com plásticos retirados da região litorânea, buscando fortalecer sua conexão com o meio ambiente, que sofre com mudanças climáticas.
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A perda de cor dos corais é um problema ecológico grave, que compromete todo o bioma marinho, visto que várias espécies dependem dos recifes de corais para o seu desenvolvimento e reprodução.
Segundo a organização, é possível observar uma perda de cor massiva e crescente globalmente, sendo que alguns estudos já apontam o desaparecimento total dessa espécie caso não haja uma mudança de comportamento.
Diante desse cenário, o Grupo Boticário avançou na busca por sucesso responsável e desenvolveu uma metodologia científica inovadora que garante que a formulação completa do protetor solar não branqueie ou agrida esse grupo, protegendo o ecossistema.
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Sobre os produtos reef safe, Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário afirma que a empresa possui produtos certificados há três anos.
"Somos comprometidos com a segurança dos nossos consumidores e a preservação ambiental, o que se reflete em nosso portfólio que conta com o selo Reef Safe desde 2021"
Ela também diz que, com Gabriel Medina como novo embaixador da marca, o grupo reforça ainda mais esse compromisso com a segurança da pele e dos oceanos.
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A postagem alcançou mais de 3 milhões de visualizações e 52 mil interações orgânicas, além de gerar conversas espontâneas, impulsionadas por dermatologistas e influenciadores de beleza, que apresentaram o protetor solar "reef safe" aos seus públicos.
Essa movimentação dobrou as menções positivas em ambientes digitais, e, em menos de um mês, resultou na criação de mais de 100 conteúdos feitos por usuários mencionando a marca, alcançando o objetivo de engajar a população na preservação da vida marinha, especialmente pelo Dia Nacional do Mar, celebrado em 12 de outubro.
Algumas outras marcas também comercializam protetor solar que não afetam os corais, como, por exemplo:
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