Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Um dos refrigerantes de maior sucesso no Brasil a partir dos anos de 1960 surgiu no interior de São Paulo: a Tubaína | Imagem gerada por IA
Um dos refrigerantes de maior sucesso no Brasil a partir dos anos de 1960 foi o fenômeno Tubaína, bebida à base de guaraná com sabor de tutti-frutti. A bebida com a fórmula original perdeu espaço nacionalmente, tendo dado lugar a uma opção com o nome parecido: "Itubaína", da Schin.
Continua depois da publicidade
Uma curiosidade é de que este sucesso saiu do interior de São Paulo, mais precisamente da cidade de Piracicaba.
Abaixo, conheça mais sobre a origem deste marcante refrigerante brasileiro.
Existem diferentes versões sobre a criação da Tubaína, com dois dos lados sendo originados na cidade de Piracicaba.
Continua depois da publicidade
A primeira versão conta que o inventor do produto foi José Miguel de Andrade, proprietário da fábrica de licores e vinagres Andrade, fundada em 1890.
O nome teria sido originado graças a seu filho, Thales de Andrade (professor, escritor e um dos pioneiros da literatura infantil brasileira), que, ao experimentar a bebida pela primeira vez, teria dito que ela era "cotuba", gíria usada na época para "legal".
Assim, a bebida teria inicialmente sendo batizada de "cotubaína", nome que depois foi alterado para a grafia conhecida.
Continua depois da publicidade
Uma segunda versão afirma que o refrigerante foi criado com o nome "Etubaína" na fábrica de refrigerantes Orlando, na década de 1930, também em Piracicaba.
Os principais ingredientes para a produção do refrigerante são: banana, pêssego, pera e morango.
Esta empresa complementa, inclusive, que a "receita utilizada na Etubaína Orlando foi descoberta pela família Andrade, que era concorrente, porém amiga, da família Orlando".
Continua depois da publicidade
A fórmula em questão é produzida até hoje, sendo a base de abacaxi, morango e maçã.
O primeiro registro da marca "Tubaína", contudo, não foi feito por nenhuma destas empresas, mas sim pela fábrica de refrigerantes Ferráspari, localizada em Jundiaí, também no interior paulista.
Conforme afirma a empresa, o produto se originou de uma bala, no sabor "Turbaína", que deu origem ao refrigerante em meados dos anos 1930.
Continua depois da publicidade
A opção de "tubaína" mais famosa no mercado brasileiro é a Itubaína Schin, da antiga Schincariol, existente desde 1954.
A bebida quase teve que mudar de nome após uma ação, em 2015, movida pela Ferráspari. Porém, a Schincariol garantiu o direito para a empresa seguir utilizando a mesma nomenclatura,
Estão comercializados nos mercados brasileiros três sabores do refrigerante: "original", "maçã" e "guaraná".
Continua depois da publicidade
Fato é que, desde o princípio, a bebida conquistou o coração dos fãs, tendo além de um sabor elogiável, um preço mais baixo do que a concorrência.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade