Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Vira-latas são os cães mais queridos do Brasil | Fh4life190 por Pixabay
Um estudo realizado pela comunidade de clínicas veterinárias VetFamily em parceria com o sistema de gestão de pet shops e clínicas veterinárias OnePet revelou quais são as raças de cachorros preferidas pelos brasileiros.
Continua depois da publicidade
O levantamento, que ouviu centenas de tutores, confirmou o apurado pelo PetCenso 2023. Os cães sem raça definida, também conhecidos como vira-latas, e que incluem o “caramelo”, são os mais queridos do Brasil. Veja a seguir as cinco raças de cães favoritas dos brasileiros.
Os cães sem raça definida foram citados por 29,39% dos entrevistados, superando em mais de 15 pontos percentuais o segundo colocado.
Por ser resultado da mistura de várias raças, os vira-latas não possuem características bem definidas, podendo variar no porte, pelagem e comportamento.
Continua depois da publicidade
Na segunda colocação aparecem os cães da raça shih-tzu, com 14,57% das citações.
O pelo longo é uma das principais características do shih-tzu, que pode medir cerca de 30 centímetros e pesar até 10 quilos. Por conta do porte, é uma boa raça para apartamentos pequenos.
A escovação diária dos pelos, uma rotina de banhos e hidratação dos pelos e da pele, a limpeza dos olhos e orelhas, bem como o controle de peso, estão entre os principais cuidados com a raça.
Continua depois da publicidade
Com 7,66% das citações está o poodle, na terceira colocação. A principal característica da raça é o pelo enrolado e o temperamento brincalhão, sendo boa opção para famílias com crianças.
No que diz respeito ao tamanho, o poodle pode ter até quatro portes diferentes: o grande, o médio, o anão e o toy.
O Yorkshire terrier foi o quarto cão mais citado no levantamento, com 5,87%, ficando em quarto lugar. Pesando entre 2 e 4 quilos, tais cães são conhecidos pela inteligência e facilidade de treinamento.
Continua depois da publicidade
Os cuidados essenciais envolvem a higiene dentária e o treinamento de socialização. Por conta da pelagem não muito densa, são sensíveis ao frio e devem ser protegidos no inverno.
Os cães da raça spitz alemão ficaram em quinto lugar entre os mais queridos do Brasil, com 3,68% das citações.
Com altura entre 20 e 30 centímetros, estes cães têm na pelagem sua marca registrada, sendo que os pelos longos, tosados de maneira que lembram um pequeno leão, podem ter vários tons, como preto, branco e dourado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade