Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O munícipio de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, possui a melhor qualidade de vida do Brasil | Divulgação/PMGP
Um levantamento recente realizado pelo Índice de Progresso Social (IPS Brasil) destacou 5 cidades do estado de São Paulo por oferecerem excelente qualidade de vida aos seus moradores.
Continua depois da publicidade
Este ranking considera três dimensões principais: necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades
Os indicadores avaliados incluem acesso à água potável e saneamento, moradia adequada, segurança pessoal, acesso à educação básica e superior, bem como inclusão social e liberdade de escolha.
Nesta matéria, a Gazeta vai te mostrar as 5 melhores cidades do interior de São Paulo que foram bem avaliadas pelas pesquisas e pelos moradores. Confira:
Continua depois da publicidade
A cidade de Gavião Peixoto lidera o ranking nacional com uma pontuação de 74,49, sendo considerada a cidade com melhor qualidade de vida do Brasil.
Localizada a cerca de 300 quilômetros de São Paulo, Gavião Peixoto se destaca não apenas por sua infraestrutura e segurança, mas também por sua vibrante cena cultural, atraindo shows de grandes artistas.
Continua depois da publicidade
O município tem apenas 28 anos. Anteriormente, era um distrito de Araraquara, cidade que está a cerca de 35 km de distância. Ela foi elevada à categoria de município em 27 de dezembro de 1995. Sua população atual, segundo dados do IBGE, é de 4,7 mil residentes fixos.
Localizada no centro geográfico do estado de São Paulo, cidade de São Carlos é conhecida por muitos como a "Capital da Tecnologia" devido à forte presença acadêmica e tecnológica, com universidades como USP e UFSCar, além de centros de pesquisa da Embrapa.
A Fundação ParqTec promove o desenvolvimento do polo tecnológico, atraindo cientistas e empresas de alta tecnologia. A cidade abriga grandes indústrias como Volkswagen e Faber Castell, além de ter forte setor agropecuário. Eventos como a Festa do Clima movimentam a economia local.
Continua depois da publicidade
A 63 km de Ribeirão Preto, o município de Nuporanga ocupa a quinta posição no ranking nacional de qualidade de vida, segundo o Índice de Progresso Social (IPS). No estado de São Paulo, está em terceiro lugar.
Com aproximadamente 7 mil habitantes, Nuporanga se destaca por educação e saúde de qualidade, baixa pobreza e hospitalidade. A cidade foi a única da região de Ribeirão Preto a figurar entre as 20 melhores, recebendo uma nota de 70,47, ao lado de Indaiatuba (SP).
Localizada na Região Metropolitana de Campinas (RMC), o município de Indaiatuba foi considerado a quarta melhor cidade para se viver no interior de São Paulo pelo IPS Brasil.
Continua depois da publicidade
Além disso, ela foi reconhecida como a mais segura do Brasil entre as cidades com população entre 200 mil e 500 mil habitantes, segundo o ranking 2023 da MySide.
Com uma taxa de 3,5 assassinatos para cada 100 mil habitantes, Indaiatuba não apenas lidera a classificação nacional (entre 200 mil e 500 mil habitantes), mas também ocupa a 5ª posição no Estado de São Paulo na análise que desconsidera número de habitantes nos municípios.
Os dados utilizados para esta avaliação foram coletados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde.
Continua depois da publicidade
E para encerrar a lista, Águas de São Pedro é conhecido como a menor cidade do estado de São Paulo, mas tem o segundo maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil.
Com uma população estimada em cerca de 3 mil habitantes, a cidade preserva um ambiente de comunidade pequena e acolhedora. Suas ruas arborizadas, jardins bem cuidados e um clima ameno fazem de Águas de São Pedro um local ideal para quem busca tranquilidade e um estilo de vida saudável.
Além disso, a cidade é conhecida por suas práticas sustentáveis. Com programas voltados para a preservação ambiental e o uso responsável de seus recursos naturais, Águas de São Pedro é um exemplo de como o desenvolvimento urbano pode coexistir harmoniosamente com a natureza.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade