Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A música infantil acumula mais de 15 bilhões de visualizações no YouTube, sendo o mais visto do mundo | Reprodução
É impossível não ter ouvido falar de 'Baby Shark', a música infantil que dominou o mundo em 2020 e hoje acumula mais de 15 bilhões de visualizações no YouTube.
Continua depois da publicidade
Mas você já parou para pensar no significado dessa canção ou no motivo por trás de tanto sucesso?
A Gazeta explica tudo o que você precisa saber sobre esse fenômeno global e traz a tradução completa dessa música chiclete que conquistou crianças e adultos. Confira.
Segundo a tradução do site "Letras", a mensagem de "Baby Shark" é bem simples. Confira a seguir a canção de ‘Baby Shark’:
Continua depois da publicidade
Bebê tubarão, doo doo doo doo doo
Baby shark, doo doo doo doo doo doo (4x)
Mamãe tubarão, doo doo doo doo doo
Mommy shark, doo doo doo doo doo doo (4x)
Papai tubarão, doo doo doo doo doo
Daddy shark, doo doo doo doo doo doo (4x)
Continua depois da publicidade
Vovó tubarão, doo doo doo doo doo
Grandma shark, doo doo doo doo doo doo (4x)
Vamos caçar, doo doo doo doo doo
Let’s go hunt, doo doo doo doo doo doo (4x)
Fuja, doo doo doo doo doo
Run away, doo doo doo doo doo doo (4x)
Continua depois da publicidade
Finalmente seguros, doo doo doo doo doo
Safe at last, doo doo doo doo doo doo (4x)
É o fim, doo doo doo doo doo
It’s the end, doo doo doo doo doo doo (4x)
De acordo com o psicólogo da USP, Bacellart, o sucesso de ‘Baby Shark’ se explica pela repetição, ritmo e cores vibrantes que possui no vídeo.
Continua depois da publicidade
Esses elementos atraem muitas crianças em fase de desenvolvimento. Além de entreter, promove interação entre pais e filhos, fortalecendo vínculos afetivos.
A música utiliza uma melodia simples e repetitiva, o que a torna fácil de memorizar e extremamente cativante.
Já a parte da coreografia, permite que até mesmo os mais novos possam participar. Nesse caso, a dança pode ser um grande fator para adquirir mais engajamento.
Continua depois da publicidade
Outro fator importante é a viralidade e o marketing digital. Produzida pela Pinkfong, uma empresa especializada em conteúdos infantis, a música foi estrategicamente promovida em plataformas digitais como YouTube e redes sociais.
A sua natureza de "música chiclete" garantiu que ela se espalhasse rapidamente, especialmente em famílias e ambientes escolares.
Com o avanço do tempo, “Baby Shark” viralizou rapidamente. Impulsionada por desafios em redes sociais, apresentações escolares e versões adaptadas em diferentes idiomas.
Continua depois da publicidade
Por fim, o contexto também foi crucial. Durante a pandemia de COVID-19, quando muitas famílias estavam em casa, "Baby Shark" tornou-se uma forma de distração e entretenimento.
Seu apelo universal e sua capacidade de transcender barreiras culturais consolidaram seu lugar como um fenômeno global e um dos maiores sucessos da era digital.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade