A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Qual a diferença entre quiropraxia, RPG e pilates? Especialista responde

Veja a explicação dos três procedimentos e qual se aplica melhor para cada situação

Leonardo Sandre

17/03/2024 às 13:00  atualizado em 18/07/2024 às 17:48

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Se você sente dores musculares ou deseja corrigir sua postura, provavelmente já ouvir falar em sessões de pilates, quiropraxia e RPG

Se você sente dores musculares ou deseja corrigir sua postura, provavelmente já ouvir falar em sessões de pilates, quiropraxia e RPG | Toa Heftiba/Unsplash

Se você sente dores musculares ou deseja corrigir sua postura, provavelmente já ouvir falar em sessões de pilates, quiropraxia e RPG. 

Continua depois da publicidade

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

A Gazeta conversou com o fisioterapeuta e rpgista Carlos Wiering que explicou o que são estes três procedimentos e quais as diferenças entre eles.

Com isso, quem estiver sofrendo com dores e desejar marcar sessões de algum destes procedimentos poderá ter uma ideia maior de qual se aplica melhor para o caso

Continua depois da publicidade

Veja mais detalhes abaixo.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado

Pilates:

Em alta, o procedimento é um método muito efetivo de correção e melhora da postura.

Continua depois da publicidade

"O pilates serve para a melhora de condição física da pessoa, ajuda muito na manutenção da postura. Para ser tratada como um paciente, ela precisa ser aplicada por um fisioterapeuta. Se você fizer pilates com educador físico, ele estará te condicionando e não tratando o seu problema ou sua dor nas costas", iniciou.

Diferenciar as sessões comandadas por um fisioterapeuta e por um educador físico é de grande importância, segundo informou Carlos.

"Muitas pessoas vendem o pilates como um tratamento para coluna, sendo que ele só pode ser considerado realmente um tratamento se for ensinado e aplicado ao paciente por um fisioterapeuta. Um educador físico que dá uma aula de pilates está dando uma aula de ginástica, o que vai trazer como resultado a esse paciente a melhora da força do equilíbrio do alongamento e até uma melhora de postura", disse.

Continua depois da publicidade

"As dores podem até melhorar em decorrência de todos esses aspectos de condicionamento físico, mas ela não vai tratar, por exemplo, uma hérnia de disco. Afinal, infelizmente, esse professor [se não for fisioterapeuta] não tem a qualificação, por melhor professor de pilates que seja, para tratar de um paciente", concluiu.

 

Quiropraxia:

Famosa pelos estalos causados no corpo, o metódo pode ser definido da seguinte forma:

"Uma manipulação vertebral para que, desbloqueando um conflito de tensão entre dois ossos da coluna [chamados de vértebra] ou desbloqueando o conflito entre dois ou mais ossos de uma articulação [que não seja da coluna] libere essa articulação. Graças a isso é possível relaxar a musculatura através desses estalos", explicou.

Continua depois da publicidade

Sua característica é mais analítica -  busca um impacto mais retrospectivamente, em direção onde estão os conflitos que originaram os sintomas.

"Apesar de tratar o corpo como um todo, o procedimento ainda é um tratamento analítico na região que existe o problema, a dor ou a contratura muscular" concluiu.

O curso superior de quiropraxia não é uma novidade no País.

Continua depois da publicidade

"Até uns anos atrás não tinha formação superior de quiropraxia em faculdade no Brasil. Só havia uma formação técnica que era feita por massagistas ou fisioterapeutas. Porém, mesmo que bons profissionais, eles não tinham a formação de uma faculdade para estudo de patologias. Eles tinham apenas a expertise. Todavia, hoje já existe faculdade de quiropraxia no Brasil", afirmou.

 

RPG:

RPG quer dizer "Reeducação Postural Global". O método foi desenvolvido pelo francês Philippe Souchard. "Ele entendeu que as cadeias musculares e as articulações respondem de forma global no corpo", contou.

Diferentemente das fisioterapias convencionais, o tratamento busca um conhecimento maior sobre as possíveis causas do problema.

Continua depois da publicidade

"A fisioterapia tradicional trata uma dor lombar mexendo apenas na região da dor, na parte abaixo da coluna. No RPG, o profissional enxerga a dor lombar como uma consequência de um problema da estrutura, do posicionamento e da postura dessa lombar", iniciou.

"A partir daí, vai estudar o que pode ter gerado esse desequílibrio na lombar, que pode ser consequência até de problema no joelho ou ombro. Então o rpgista não vai tratar apenas a lombar, mas também para mellhorar as outras partes que geraram esse desequilíbrio", concluiu.

O RPG é uma especialização e não há curso superior. "O fisioterapeuta é formado com especialização em RPG, não é uma faculdade. Ela só é feita depois que a pessoa se forma em fisioterapia."

Continua depois da publicidade

 

Principais diferenças

O pilates é feito em aparelhos ou colchonetes e nesses exercícios melhora as condições musculares e até algumas condições patológicas, mesmo não sendo um tratamento absolutamente patológico. Por ser uma prática física, acontece geralmente entre duas a três vezes na semana.


A quiropraxia trata patologias de forma analítica trabalhando a soltura de articulações. As sessões são de formas mais pontuais quando a pessoa realmente sentir dores. Não resolve exatamente o que causou a dor mas tira o seu problema naquele momento.


O RPG trabalha as cadeias musculares que se compensam e trata os prejuízos de compensações erradas como dores, torcicolo e até hérnia de disco. O protocolo é a realização de uma sessão por semana de uma hora cada, com o tratamento sendo de 25 a 30 sessões, com exceção para casos de dores e crises agudas.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados