Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Assis Chateaubriand foi o principal personagem da vinda da televisão para o Brasil | Arquivo/ABL
Em 18 de setembro de 1950 aconteceu a primeira transmissão oficial de televisão no Brasil. A TV Tupi de São Paulo foi a pioneira. A data é relembrada todos os anos, já que 18 de setembro se transformou no dia nacional da televisão desde 2001. Segundo o IBGE, 96% dos domicílios brasileiros possuem pelo menos um aparelho de TV.
Continua depois da publicidade
A atriz Sônia Maria Dorce tinha apenas 6 anos quando participou de um momento histórico. Ela foi a primeira pessoa a falar oficialmente em uma transmissão televisiva no Brasil. Foi em 18 de setembro de 1950, pela TV Tupi.
A televisão se tornou tão popular com o passar dos anos que, segundo a pesquisa PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE de 2019, 96% dos domicílios brasileiros possuem pelo menos um aparelho de televisão.
No Brasil, os testes para que a televisão passaram a ocorrer no fim da década de 1940. Em 28 de setembro de 1948, na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, ocorreu uma transmissão teste. O responsável foi o técnico em eletrônica, o leopoldinense Olavo Bastos Freire.
Continua depois da publicidade
A experiência pioneira aconteceu da sacada do prédio onde seria mais tarde a Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Olavo ficou com uma câmera e uma antena.
As imagens captadas da Avenida Rio Branco foram transmitidas em uma TV de três polegadas, instalada na Getúlio Vargas, onde funcionava a antiga Casa do Rádio.
A tecnologia completa foi trazida para o Brasil por Assis Chateaubriand. Assim, a televisão foi inaugurada oficialmente em 18 de setembro de 1950, quase dois anos depois da experiência pioneira de Olavo Bastos Freire.
Continua depois da publicidade
Naquele dia 18, a televisão foi finalmente inaugurada no Brasil, em São Paulo. Assis Chateaubriand instalou vários aparelhos pela cidade para que o povo conhecesse o que é a televisão, pois muitos ainda nem sabiam do que se tratava.
Naquela data, Chateaubriand fundou o primeiro canal televisivo no País, a TV Tupi. Cinco meses depois, em 20 de janeiro de 1951, entra no ar a TV Tupi Rio de Janeiro.
O símbolo da emissora era um pequeno indígena. A frase "boa noite. Está no ar a televisão do Brasil", é considerada a primeira fala da televisão brasileira, protagonizada pela atriz Sonia Maria Dorce, então com seis anos de vida.
Continua depois da publicidade
Naquele mesmo dia, foi transmitido um show pela TV Tupi, que é considerado o primeiro programa da televisão brasileira, chamado de TV na Taba, numa alusão aos indígenas, que já habitavam as terras brasileiras na era pré-cabralina.
O show contava com vários artistas famosos, tais como: Hebe Camargo, Inezita Barroso, Wilma Bentivegna, Lolita Rodrigues, que cantou o "Hino da Televisão Brasileira" composto por Guilherme de Almeida, Aírton Rodrigues e Lima Duarte (este último que esteve até mesmo na primeira transmissão de TV da história do Brasil).
Apesar de o programa ter sido bem-sucedido, ocorreu a percepção de que a emissora voltaria ao ar no dia seguinte e não havia uma programação formada, passando então a iniciar o ciclo televisivo de planejamento.
Continua depois da publicidade
A emissora de São Paulo funcionava em uma parte dos estúdios das rádios Tupi e Difusora no bairro do Sumaré, na zona oeste.
O primeiro telejornal brasileiro foi ao ar no dia 19 de setembro de 1950.
Em 1955 é inaugurada a TV Rio, aliando-se à TV Record, inaugurada em 1953, das Emissoras Unidas. E em agosto de 1957 iniciam-se as transmissões entre cidades no Brasil, com um link montado entre estas duas emissoras, ligando as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com a transmissão do Grande Prêmio Brasil de Turfe, direto do Hipódromo da Gávea no Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
Em 1960 é inaugurada a primeira TV Excelsior em São Paulo (a segunda surgiu em 1963, no Rio de Janeiro). As duas acabaram saindo do ar por decisão do governo militar em 1970.
Em 26 de abril de 1965, entrou no ar a TV Globo Rio de Janeiro, uma espécie de projeto embrionário do que viria a ser a Rede Globo de Televisão. Em março de 1966 a TV Globo comprou a TV Paulista, transformando-a em TV Globo São Paulo, avançando um passo para a criação da Rede Globo.
No dia 13 de maio de 1967, veio ao mundo a TV Bandeirantes, canal 13 de São Paulo, primeira emissora da Rede Bandeirantes. Já em 1968 foi inaugurada a primeira emissora de TV educativa do Brasil: a TV Universitária, da Universidade Federal de Pernambuco.
Continua depois da publicidade
As primeiras torres de rastreamento de satélites no Brasil foram inauguradas pela Embratel, então uma empresa estatal, em 28 de fevereiro de 1969, no município de Tanguá, no Rio de Janeiro, ligando em linha direta o Brasil entre si e com o restante do mundo.
Em 19 de fevereiro de 1972 foi iniciada a primeira transmissão em cores no Brasil, pela Rede Globo. Com imagens da TV Difusora de Porto Alegre, a Globo transmitiu a Festa da Uva de Caxias do Sul (Rio Grande do Sul) com narração do emblemático jornalista Cid Moreira. Em 31 de março daquele ano, o novo padrão de transmissão em cores, chamado PAL-M, foi oficializado.
Em 16 de julho de 1980, a Rede Tupi, emissora pioneira da TV no Brasil que estava no ar desde a década de 1950, foi fechada pelo governo federal.
Continua depois da publicidade
No dia 19 de agosto de 1981, Silvio Santos unificou suas emissoras, fundando o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Em 5 de junho de 1983, foi fundada no Rio de Janeiro a Rede Manchete, composta de canais no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e com representação em Brasília.
Em março de 1985, o Brasil começou a operar com o seu primeiro satélite, o Brasilsat.
A TV Rio acabou vendida à Igreja Universal e, em 9 de novembro de 1989, a TV Record de São Paulo foi vendida para o Bispo Edir Macedo, iniciando então a Rede Record de Televisão.
Continua depois da publicidade
Em 20 de outubro de 1990, após uma joint-venture entre o Grupo Abril e a americana Viacom, entrou no ar a MTV Brasil, primeira emissora de televisão segmentada no Brasil. A primeira TV por assinatura no Brasil surgiu em 1990 nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, no sistema "MMDS".
A empresa pioneira foi comprada no ano seguinte pela Editora Abril, que a transformou em TVA. Em 16 de maio de 1999 a Rede Manchete foi vendida a um grupo de empresários paulistas que fundaram a RedeTV!.
Contudo, as televisões eram consideradas "de luxo", pelo preço elevado do produto. O primeiro televisor montado no Brasil foi pela Sociedade Eletromercantil Paulista em 1951.
Continua depois da publicidade
Em 1977, a SEMP formaria uma parceria com a empresa Toshiba, passando a nova empresa a se chamar Semp Toshiba. A partir daí, passaram a surgir outras empresas nacionais como a Gradiente, para a produção de suas próprias televisões, colaborando para o preço cada vez mais acessível.
A TV Digital no Brasil se iniciou às 20h30 do dia 2 de dezembro de 2007, inicialmente na cidade de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade