Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
É comum sentir vontade de fazer xixi no banho | Pxhere
Você sente vontade de fazer xixi toda vez que entra no banho? Isso é mais comum do que muitos pensam e não traz riscos à saúde. Alguns fatores fazem com que as pessoas sintam mais vontade de urinar em certas situações, e o banho é uma delas.
Continua depois da publicidade
Nosso cérebro envia mensagens constantes à bexiga que a impede de soltar o xixi que está acumulando. Quando ela fica 80% cheia, em média, ele começa a parar de mandar esses sinais, e é nesse momento que sentimos vontade de ir ao banheiro.
Mas existem locais, barulhos e movimentos que também podem fazer o cérebro parar de mandar esses sinais e, assim, sentir vontade de fazer xixi antes da hora. Durante o banho, vários desses gatilhos são acionados. Veja aqui as causas mais comuns, explicadas pela ciência!
Durante um banho quente, os vasos sanguíneos ficam dilatados, ou seja, aumentam de tamanho. Com isso, o fluxo de sangue também aumenta e a pressão arterial cai, causando, entre outros sintomas, o relaxamento dos músculos.
Continua depois da publicidade
Um dos músculos que fica relaxado nesse processo é o esfíncter urinário. É ele que controla quando a xixi sai da bexiga, e, por estar relaxado, facilita o processo. Outro músculo que também ajuda nesse quesito quando relaxado é o assoalho pélvico.
Outro fator que também gera vontade de fazer xixi é o chamado sistema parassimpático. Ele é responsável por controlar os movimentos involuntários do corpo, entre eles, a micção. Esse sistema funciona melhor em ambientes de relaxamento, o que explica a alta atividade no banho.
Enquanto fazemos xixi, ouvimos o barulho do líquido saindo e batendo na água. Segundo teoria do fisiologista Ivan Pavlov, o cérebro pode associar o barulho do líquido ao ato de fazer xixi e, então, parar de enviar aquelas mensagens que bloqueiam a bexiga.
Continua depois da publicidade
Nos termos técnicos, associações repetidas entre um estímulo neutro e uma resposta podem levar a uma reação condicionada. Ou seja, se você está acostumado com um som quando está fazendo uma atividade, você pode querer realizá-la toda vez que ouvir esse barulho.
Mesmo que a bexiga ainda não esteja cheia, o cérebro vai começar a enviar informações com a vontade de urinar, pois está ouvindo o barulho que geralmente acontece quando a pessoa está realizando o ato.
Assim como com o barulho da água, o banheiro também serve como um elemento condicionante para o cérebro. Você já sentiu que chegou em casa e, do nada, teve vontade de fazer xixi? Essa é a teoria da “incontinência da chave na fechadura”.
Continua depois da publicidade
Segundo urologistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o corpo relaxa quando chegamos em casa e o cérebro entende que é nesse momento que devemos urinar. Com a repetição ao longo dos anos, isso vira um processo natural, que o cérebro faz sozinho.
Com o banho, isso não é diferente. Por estar num ambiente que já é familiar ao cérebro como o “local de fazer xixi”, ele entende que deve enviar a mensagem para urinar.
Então, mesmo que a bexiga não esteja cheia, é normal que estímulos externos dêem vontade de urinar. Mas atenção, ter vontade de fazer xixi toda hora não é normal! Caso aconteça, procure um urologista para investigação de uma possível bexiga hiperativa ou incontinência urinária.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade