Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Comandado pelo chefe francês Érick Jacquin, Pesadelo na Cozinha faz sucesso nas telinhas desde 2017 | Renato Pizzutto/Band
Sucesso nas telas da Band e no streaming da Max, o programa Pesadelo na Cozinha, comandado pelo chef francês Érick Jacquin, é um sucesso com o público.
Continua depois da publicidade
A atração busca ajudar e reformar restaurantes bagunçados e à beira da falência, contudo, mesmo com a ajuda da produção, alguns estabelecimentos não conseguiram dar a volta por cima e acabaram fechando as portas.
Entre a primeira temporada, que foi ao ar em 2017, e a quarta temporada, que está no ar em 2025, diversos restaurantes com diferentes problemas já passaram pela ajuda de Jacquin. Abaixo, conheça alguns que vieram a falência.
Talvez o episódio mais famoso do programa, o restaurante Pé de Fava, em Guarulhos, ficou conhecido por um de seus donos que "desligava o freezer à noite", mesmo cheio de comida, para economizar energia.
Continua depois da publicidade
Depois da fama, Fábio, o proprietário, anunciou o restaurante na OLX por R$ 150 mil. Ele contou em entrevista para a Band que os principais motivos da venda foram questões financeiras e as dificuldades da pandemia.
Os novos donos do Pé de Fava mantiveram o nome por uma questão de marketing, mas mudaram todo o local, bem como o cardápio.
Hamburgueria temática de super-heróis em Pinheiros, o Hero's Burger foi um dos restaurantes com uma bela história de superação pouco após o programa.
Continua depois da publicidade
Com os ajustes recebidos, o local chegou se reerguer, ficando um bom tempo aberto e fazendo sucesso com o público, sediando eventos e desfiles de cosplay.
Porém, no início de 2023, a dona do local, Sibele Soglia, foi diagnosticada com câncer uterino e comunicou o fechamento da casa para dar foco em seu tratamento. Portanto, o Hero's Burger está longe de ser uma história de fracasso, tendo que fechar apenas por motivos de saúde.
O restaurante El Maktub, na Vila Carrão, zona leste de São Paulo, ficou marcado por oferecer preservativos na entrada do local.
Continua depois da publicidade
Reformado pelo Pesadelo na Cozinha, porém, o estabelecimento que servia comida árabe fechou as portas pouco após a exibição do programa. O serviço por delivery segue.
Hoje, no local onde era o estabelecimento, a família, que já é dona de outros negócios no ramo, abriu o Boteco 647, totalmente reformulado e redecorado, com cardápio focado na carne de porco e torresmo de rolo como carro-chefe da casa.
O episódio do restaurante Saia do Padre, na Pompéia, ficou marcado pela grosseria de Itamar e pela história emocionante de Elaine, que queria ser mãe.
Continua depois da publicidade
Não há informações nem esclarecimentos do motivo, mas o local consta como fechado permanentemente. Os fãs, questionaram o motivo em alguns locais que citavam o restaurante, mas nenhum retorno foi obtido.
O restaurante Kitanda, liderado pela chef Tanea Romão, na Vila Romana, zona oeste de São Paulo, encerrou suas atividades em novembro de 2023.
Em conversa com o site oficial da Band, a ex-proprietária disse que o fechamento do restaurante, após 14 anos em atividade, marcou o início de um luto, que a levou até a Amazônia, em um processo pessoal de cura.
Continua depois da publicidade
O Joka's Grill não resistiu ao fechamento forçado devido à crise trazida pela pandemia de Covid-19. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, cerca de 50 mil restaurantes fecharam as portas por esse motivo.
Os donos do local, Linda e João, se juntaram com a filha e construíram uma cozinha industrial, nos fundos da casa, para vender marmitas fitness na região da Granja Viana, na Grande SP.
O Trilha da Costela teve um episódio marcante no Pesadelo na Cozinha. O restaurante vendia carne de segunda (peixinho e tatuzinho da paleta) como se fosse filé mignon.
Continua depois da publicidade
Inspirado em "aventura", uma paixão dos donos, o local fechou as portas em 2019, após 17 anos de existência no tradicional bairro da Mooca, na zona leste de São Paulo, por não conseguir se manter financeiramente.
Outro episódio memorável foi o do Alquimia, que ficava na Barra Funda, zona leste de São Paulo. Os proprietários, o casal de idosos Dona Carmen e Seu Stefane, porém, acabaram fechando as portas devido à Covid-19.
Stefane, que é inglês, teve então a ideia de retornar a seu país natal junto com sua esposa. Pouco após chegaram em território inglês, a mulher passou a trabalhar em restaurante local.
Continua depois da publicidade
Uma das histórias mais emocionantes fica por conta do Ça-Va Restaurante, e seu proprietário, o Seu Antônio. Pouco após ter seu estabelecimento reformado e com sonho realizado, o então dono morreu, vítima da Covid-19.
Os filhos de Antônio, que não tinham interesse em seguir no ramo, ofereceram o restaurante para Jacquin, que acabou comprando o empreendimento. O chefe fez questão de manter o mesmo nome e essência de local, em homenagem ao antigo dono.
Atualmente o restaurante é bem-sucedido e tem até outras unidades abertas por São Paulo. Jacquin, por sua vez, lamenta que Seu Antônio não possa ter presenciado o sucesso do local hoje em dia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade