Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Em 2023, Paris recebeu 15,5 milhões de turistas | Nkoks por Pixabay
Paris é um dos destinos mais visitados do mundo. Em 2023, a cidade recebeu 15,5 milhões de turistas, segundo dados do Euromonitor International, divulgados em fevereiro. Como sede das Olimpíadas e Paralimpíadas 2024, o número de visitantes deve aumentar, não apenas durante os jogos, mas também depois deles.
Continua depois da publicidade
Independentemente da ocasião, não faltam atividades para fazer na capital francesa. Se você vai à Paris nas Olimpíadas ou nos próximos meses, confira as dicas de passeios dos especialistas ouvidos pela Gazeta de S. Paulo: Adriana Boeckh, diretora de comunicação da operadora de viagens Abreu, e Christiane Alves, representante da CC Hotels.
Paris estará lotada durante os Jogos Olímpicos, mas alguns passeios são imperdíveis, tanto para quem for apreciar os jogos, como para os que desejam visitar a cidade depois, especialmente se esta for a primeira vez na França.
A capital francesa abriga dezenas de museus famosos, que guardam grande parte da história da humanidade. Sendo assim, vale visitar os que mais se encaixam ao gosto do visitante. O Museu do Louvre, Museu d' Orsay, Centro Georges Pompidou, Museu Rodin e a Fundação Louis Vuitton são alguns dos destaques.
Continua depois da publicidade
A Catedral de Notre Dame, a capela gótica Sainte Chapelle e a Basílica de Sacré-Coeur também são passeios imperdíveis para os que gostam de observar monumentos históricos. Rio Sena, Torre Eiffel, Champs-Élysées e Arco do Triunfo são outros lugares que não podem deixar de constar da lista.
“Um passeio pelo Rio Sena a pé ou em cruzeiro precisa estar na lista de atividades, assim como a visita à Torre Eiffel, especialmente no fim do dia para ver as luzes acendendo. Caminhar pela Champs-Élysées até o Arco do Triunfo é básico para quem está visitando a cidade pela primeira vez”, comenta Adriana.
A noite parisiense é agitada e conta com opções para todos os gostos, dos mais elegantes aos mais despojados.
Continua depois da publicidade
“Vale muito a pena jantar em cruzeiro no Rio Sena ou na Torre Eiffel, assistir a um show no Moulin Rouge ou jantar em um bistrô ou restaurante na região de Montmartre”, diz Adriana.
“Nos badalados rooftops imperam a elegância. Mas, há também cabarés, baladas, bares para tomar apenas um drinque e as brasseries, que são cervejarias”, completa Christiane.
As famílias que vão à Paris com crianças podem ficar tranquilas, pois a conhecida “Cidade Luz” é acolhedora com os pequenos.
Continua depois da publicidade
Além dos passeios ao ar livre em praças e jardins, para fazer um picnic, por exemplo, a Disney Paris é aposta certa. Fundada em 1992, ela é formada por dois parques, que ficam lado a lado: o Disneyland Park e o Walt Disney Studios. Há atrações para todas a idades, incluindo brinquedos exclusivos e sucessos dos parques norte-americanos.
Para os que gostam de introduzir as crianças no mundo das artes e cultura, Christiane lembra que os museus oferecem visitas especiais com ateliês. Ela também sugere o centro multicultural Cité des Enfants, no qual os pequenos podem tocar em tudo.
O Jardin des Plantes é outra dica da especialista da CC Hotels. “O Jardin des Plantes é composto de galerias, jardins e um zoológico. Outra opção é um imenso aquário, que fica próximo à Torre Eiffel.”
Continua depois da publicidade
Para quem se pergunta se vale à pena visitar os arredores de Paris, as especialistas dizem que sim.
Neste sentido, as principais opções são Versalhes, com o famoso Palácio de mesmo nome; o Vale do Loire, que possui vários castelos; a região de Champagne, com a possibilidade de visitas e degustação das principais marcas de champagne; e Giverny, que conta com belos jardins.
Se a ideia for fazer compras, também há poções. “A apenas 40 minutos de Paris de transporte público ou carro é possível alcançar o La Vallée Village, um centro de compras com 120 lojas de luxo e moda com preços especiais”, diz Christiane.
Continua depois da publicidade
Famosa em todo o mundo, a gastronomia francesa merece ser apreciada em uma visita ao país europeu. Dentre as especialidades locais, vale provar um boeuf bourguignon, um confit de canard, o ratatouille ou a soupe a l´oignon. Os dois últimos, são opções sem carne.
O croissant ou pain au chocolate também deve fazer parte do check list. “Começar o dia com um tradicional croissant ou baguettes já torna o dia especial. Também vale muito a pena pedir uma boa taça de vinho para acompanhar um delicioso jantar em um restaurante gourmet”, aconselha Adriana.
Para quem fica preocupado com os preços dos restaurantes franceses, Christiane explica que eles, geralmente, estão disponíveis na entrada, o que permite ao visitante escolher o estabelecimento mais condizente com o orçamento.
Continua depois da publicidade
Passadas as Olimpíadas, os preços das passagens para Paris devem sofrer um decréscimo. Contudo, explica Adriana, o custo de uma viagem varia de acordo com a época do ano e em função do hotel e passeios escolhidos. Atualmente, o valor de um pacote com voo e um hotel quatro estrelas gira em torno de R$ 10,3 mil por pessoa.
“Uma viagem para Europa merece, no mínimo, sete noites, mas o ideal é que seja em torno de 10 dias. Paris, assim como as demais cidades e países da Europa, possui encantos nas quatro estações do ano. Porém, a primavera, que no hemisfério norte vai do fim de março a junho, se destaca pelo clima agradável e pela cidade não estar tão cheia. No inverno, o espírito natalino toma conta da cidade e o custo de viagem é mais baixo”, finaliza Adriana.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade