Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A natação terá 18 atletas representando o Brasil nas Olimpíadas de Paris, em 2024 | Marcelo Uva/Unsplash
Sempre esperança de medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos, a natação terá 18 atletas representando o País em Paris, em 2024. Os nomes foram anunciados em maio de 2024, após o encerramento da Seletiva Olímpica de Natação do Brasil.
Continua depois da publicidade
Ao todo, 28 provas foram realizadas no mês de maio no Rio de Janeiro. Os dezoito atletas foram convocados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Entre os atletas classificados está Guilherme Costa, um dos favoritos à medalha olímpica, e jovens revelações como Maria Fernanda Costa, a Mafê, que cresceu de rendimento na última temporada.
Veja os classificados abaixo.
São 11 classificados na categoria masculina e sete na feminina.
Continua depois da publicidade
Os Comitês Olímpicos Nacionais têm total autoridade sobre a representação de seus respectivos países nos Jogos Olímpicos. Com isso, a determinação dos atletas que irão disputar os Jogos depende da seleção deste órgão.
Há um limite de dois nadadores por Comitê Olímpico Nacional em cada prova na piscina.
Apesar da escolha ser do Comitê Olímpico Brasileiro, conforme as regras da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), a Seletiva Olímpica de Natação do Brasil era uma etapa obrigatória para os atletas que desejavam participar dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Pelas regras da entidade, o campeão e vice de cada prova teriam preferência na convocação se alcançassem os respectivos índices olímpicos.
Continua depois da publicidade
Para as cotas que não foram preenchidas, foram definidos seis eventos para que os atletas pudessem obter índices e assegurar as vagas abertas. As exceções foram abertas para os Mundiais de 2023 e de 2024, o Mundial Júnior, a Universidade e as baterias finais dos Jogos Pan-Americanos e do Troféu José Finkel, todos em 2023.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade