Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Maça, caju e morango são pseudofrutos | Banco de imagens
Em um mercado, é normal você ver caju, maçã, abacaxi e morango na prateleira de frutas com a banana, a laranja e entre outras.
Continua depois da publicidade
Mas, sabia que a maçã, por exemplo, não é uma fruta e sim um pseudofruto? Então por que ela está no meio das frutas sendo que ela não é?
A Gazeta te conta tudo do porquê não são frutas de verdade. Confira:
O prefixo "pseudo", significa que é algo falso. Esses alimentos, como maçã, caju, abacaxi e morango, não são frutas porque estão em uma categoria chamada “pseudofrutos”. Segundo um blog escrito pela Vanessa dos Santos, professora de Ciências e Biologia da Educação Básica, explica que:
Continua depois da publicidade
"Os frutos que apresentam tecido acessório em maior quantidade são chamados de frutos acessórios ou pseudofrutos. No caso dos frutos acessórios, o que observamos normalmente é um receptáculo ou um pedúnculo carnoso."
Ou seja, os frutos acessórios, ou pseudofrutos, são aqueles que têm uma parte extra que é comestível. Por exemplo, em vez de só a fruta, a base ou o caule também são carnudos e saborosos.
Segundo o site Agrosaber, as frutas verdadeiras são oriundas do ovário de uma flor, que fica em seu interior.
Continua depois da publicidade
Enquanto isso, o pseudofruto nasce de um tecido vegetal próximo da flor e não do ovário em si. Geralmente, o fruto falso carrega o verdadeiro fruto. No caso da maçã, fica onde está a semente.
Como na biologia existem vários tipos de grupos e classificações, no mundo das frutas não é diferente.
Existem 3 tipos de pseudofrutos: as simples, os agregados e as múltiplas.
Continua depois da publicidade
O fruto simples é o que vem do desenvolvimento do receptáculo de apenas uma só flor. Segundo o Agrosaber, alguns exemplos são o caju, que o fruta é a castanha e a maçã.
Conforme a professora Vanessa dos Santos, no blog Brasil escola, nos frutos agregados, os frutículos (ovários maduros que formam os frutos agregados), podem estar unidos por suas paredes ou por tecido acessório.
Esse último caso ocorre com o morango, em que o receptáculo carnoso une os frutículos.
Continua depois da publicidade
As frutas múltiplas são consequências do desenvolvimento de ovários de várias flores de uma inflorescência que, em razão da proximidade, desenvolveram-se agrupados. Como, por exemplo, o abacaxi, amora e figo.
Muitas pessoas ficam com dúvida se a banana é uma fruta ou não, porém, segundo pesquisas de cientistas e biólogos, as bananas são um pseudofrutos porque onde há o tubo floral, desenvolve-se em um conjunto com o ovário, durante a frutificação, mas ela é comercialmente chamada de fruta.
*Texto sob supervisão de Suzana Rodrigues
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade