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Caminhão sem freio é parado por uma das rampas de escape, evitando acidentes | Reprodução/Ecovias
A rodovia Anchieta, famosa por ligar São Bernardo do Campo e São Paulo à Baixada Santista e litoral de SP, foi a primeira no Brasil a adotar uma rampa de escape. Hoje, já são duas instaladas em toda a sua extensão, que, segundo a concessionária que a administra, ajudaram a salvar centenas de vidas. Mas você sabe como elas funcionam?
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Inaugurada em março de 2000 no km 42,6 da rodovia Anchieta, a primeira rampa de escape do Brasil evitou, segundo a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), cerca de 650 acidentes potencialmente fatais na via. Somada à segunda rampa de escape, inaugurada em 2014, no km 49, ambas já evitaram, segundo a empresa, quase mil acidentes ali. Os dados são de agosto de 2022.
Ambos os equipamentos foram instalados em pontos estratégicos da via e funcionam como uma espécia de "freio natural" para que os veículos desgovernados possam parar em segurança. Além disso, eles foram projetados para facilitar o acesso das equipes de resgate para atendimento aos motoristas.
As rampas nada mais são do que compartimentos inclinados no sentido contrário à pista, preenchidos com argila expandida. Quando um veículo perde o freio, por exemplo, o motorista pode conduzi-lo até essas áreas. A argila fará com que o veículo afunde e pare totalmente em poucos metros, evitando assim acidentes fatais.
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É como se o caminhão, ônibus, carro ou van, por exemplo, entrasse dentro de uma gigantesca caixa de areia.
Cada rampa de escape da rodovia Anchieta tem 1 metro de profundidade, 85,4 metros de extensão e outros 5 metros de largura.
Portanto, se estiver descendo a serra pela Anchieta e perder os freios, não hesite em entrar com o veículo na rampa de escape.
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