A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 21 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

O que fez a maior rádio de SP, dona do poético 'Love Songs', fechar suas portas?

A Rádio Cidade atingia picos constantes de audiência absolutamente incríveis e notórios

Jeferson Marques

24/08/2024 às 09:40  atualizado em 24/09/2024 às 10:25

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Criança tenta sintonizar emissora de rádio FM/Imagem ilustrativa

Criança tenta sintonizar emissora de rádio FM/Imagem ilustrativa | Foto de Vika Glitter/Pexels

Se tem uma rádio que marcou a vida e a história de muitas pessoas, foi a Rádio Cidade, de SP, que operou na frequência FM 96,9.

Continua depois da publicidade

A emissora era muito conhecida e sintonizada na capital e Grande SP, porém, o seu sucesso e audiência foram tão grandes que o litoral, Baixada Santista e boa parte do Brasil conheciam a rádio.

Aliás, perto do seu fechamento, em meados de 2000 e 2001, era comum pessoas de outros estados ouvirem a Rádio Cidade através de um plug-in na internet.

A Rádio Cidade de SP foi ao ar em 25 de janeiro de 1980. Com sua antena de longo alcance, transmitia seu sinal para toda a capital paulista e Grande São Paulo.

Continua depois da publicidade

Em cerca de 6 meses, tocando músicas jovens, com locutores animados e o sorteio de prêmios e brindes exclusivos, a emissora alcançou a liderança absoluta, o que viria a ser mantida por muitos e muitos anos. 

Se não era líder em um período, a Rádio Cidade 96,9 sempre figurava entre as 3 emissoras mais ouvidas, com números expressivos e de respeito.

Programas como "Vale a pena ouvir de novo", "Saudade Cidade", "O Sucesso da Cidade", "Triplicidade" e "Cidade dá de 10" faziam a alegria dos ouvintes, tocando sucessos e sorteando ingressos para shows exclusivos, cinemas, vale-compras e kits personalizados. Era praticamente impossível não ouvir a Rádio Cidade nesta época. 

Continua depois da publicidade

Todavia, o programa de maior destaque e audiência da rádio foi, sem dúvidas, o "Love Songs".

Com teor apaixonado, ia ao ar, normalmente, apòs às 21h, e trazia em sua programação sucessos românticos da época e do passado, além de ler cartas de amor, declarações, interagir com os ouvintes ao vivo e sortear brindes exclusivos, como pernoites em motéis, pelúcias etc.

Há no Facebook, inclusive, uma página dedicada exclusivamente ao programa, com quase 500 mil seguidores.

Continua depois da publicidade

O fim

Por conta de uma disputa judicial movida pelo Grupo Jornal do Brasil, a rádio perdeu o direito de usar o nome "Cidade", operando, por um tempo, apenas como a "FM - 96,9" e, pouco depois, assumindo sua nova identidade, a "Sucesso FM".

Com o nome "Cidade" a emissora funcionou até 2001. Porém, assim que mudou para a "Sucesso", a audiência não era mais a mesma, apesar de ainda registrar picos e bons números na capital.

Seu fim foi decretado em 2004, quando o Gruopo Bandeirantes de Comunicação a comprou, instalando ali a Band FM.

Continua depois da publicidade

Os programas da Rádio Cidade de SP inspiraram outros programas de rádio pelo Brasil, inclusive no litoral de SP.

Algumas emissoras copiaram o formato e modelo de fazer rádio da Cidade, que deixou muita saudade no coração de centenas de pessoas.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados