Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Tacacá é um caldo feito com goma de tapioca e tucupi | Divulgação/Governo do Pará
Se você já ouviu a música de Joelma chamada de "Voando pro Pará" e ao ouvir "Eu vou tomar um Tacacá" se perguntou o que seria esse prato, não se preocupe. A Gazeta lista abaixo mais informações sobre o caldo que viralizou no Brasil em 2023.
Continua depois da publicidade
O tacacá é um caldo quente e de um sabor único, típico da culinária paraense. É feito com tucupi (um caldo amarelo extraído da mandioca), goma de tapioca, camarões secos e jambu (uma planta com propriedades anestésicas que provoca um leve formigamento na boca).
O tacacá é tradicionalmente servido em cuias, que são tigelas feitas da casca do fruto do cuieiro. O caldo é quente e o jambu dá um toque de refrescância especial ao sabor. Popular no Pará, o tacacá pode ser encontrado em feiras livres, mercados e restaurantes.
Por ser um caldo quente, é ainda mais consumido em dias frios, como forma de ajudar a esquentar o corpo. Porém, especialmente em sua terra natal, é consumido em qualquer dia, independentemente da temperatura do local.
Continua depois da publicidade
O tacacá é um prato de origem indígena, típico da região amazônica, mais especificamente do Pará. Contudo, ele também é muito apreciado em alguns dos estados vizinhos como Acre, Amazonas e Rondônia.
Faça parte do grupo do Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade