A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 20 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

O que é o Valentine's Day e por que o Brasil não o comemora?

Enquanto em diversos países o Dia dos Namorados é celebrado no dia 14 de fevereiro, por aqui, as comemorações ocorrem só em 12 de junho

Joseph Silva

14/02/2025 às 12:21  atualizado em 14/02/2025 às 14:03

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Entenda o motivo de o Valentine's Day não ser celebrado no Brasil como em grande parte do mundo

Entenda o motivo de o Valentine's Day não ser celebrado no Brasil como em grande parte do mundo | Freepik

O Dia dos Namorados é comemorado no Brasil no dia 12 de junho. Mas em diversos países a data mais romântica do ano é outra. O Valentine's Day é comemorado em 14 de fevereiro.

Continua depois da publicidade

Mas por que a comemoração tem outra data no Brasil? A razão para a escolha oficial, feita em 1948, teve motivações comerciais, mas guarda também proximidade com razões católicas.

O que é o Valentine's Day

Enquanto aqui no Brasil os casais celebram seu namoro no meio do ano, nos Estados Unidos e na Europa, principalmente, as comemorações vêm bem antes. 

Na prática, o Valentine's Day é o que para nós é o Dia dos Namorados. Naquelas regiões gringas ele é celebrado em 14 de fevereiro.

Continua depois da publicidade

Mas por que o Brasil decidiu pela rebeldia de festejar o amor depois de quase todo mundo? A razão está no catolicismo.

Isso acontece porque, na data seguinte ao Dia dos Namorados, 13 de junho, é comemorado o Dia de Santo Antônio, tido no imaginário popular como o santo casamenteiro.

Não menos importante, nosso calendário de junho também tem o Dia de São João (24 de junho) e de São Pedro (29), que compõem a tradição da festa junina no Brasil.

Continua depois da publicidade

O evento acaba sendo um bom programa para comemorar com a amada ou amado.

Quem inventou o Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados passou a ser comemorado no Brasil em 12 de junho de 1949 e foi criado pelo publicitário João Agripino Doria, pai de João Doria Jr. (PSDB), ex-prefeito de São Paulo. O objetivo era o de aumentar as vendas do comércio em junho.

Na época, Doria pai dirigia a Standard Propaganda. Contratada pela loja de departamentos Clipper, a agência tinha a missão de reverter a queda nas vendas que sempre ocorria no meio do ano. A solução de Doria foi instituir uma data para troca de presentes.

Continua depois da publicidade

Pegando carona na religiosidade brasileira, o publicitário sugeriu que o Dia dos Namorados fosse comemorado no Brasil em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antonio.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados