Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Consumir açúcar em excesso pode causar doenças graves | Freepik
Comer um docinho depois do almoço até ajuda a aliviar o estresse do dia a dia, mas também pode causar mais de 45 doenças. O açúcar em excesso gera processos inflamatórios no corpo, além de alterações graves da insulina.
Continua depois da publicidade
Doenças cardíacas, pressão alta, câncer e até depressão são algumas das doenças que podem ser evitadas com a diminuição do açúcar na dieta. Segundo a nutricionista e consultora da Linea Alimentos, Elaine Moreira, esse corte traz benefícios a curto e longo prazo.
Especialistas ressaltam que não é necessário cortar completamente o açúcar da dieta. Por ser um carboidrato, ele é uma fonte de energia. É importante controlar as quantidades e escolher fontes de glicose saudáveis, como frutas, ou trocar por adoçantes.
“Reduzir o consumo de açúcar refinado traz benefícios, mas é importante manter fontes naturais, como frutas e vegetais, que fornecem nutrientes essenciais ao organismo”, ressalta a especialista. Conheça alguns desses benefícios!
Continua depois da publicidade
O consumo excessivo de açúcar abaixa a imunidade e permite que células cancerígenas se espalhem mais rápido. Ao comer controladamente, os riscos de doenças crônicas como diabetes tipo 2, além de problemas renais e hepáticos diminuem consideravelmente.
Diminuir o açúcar na dieta também é fundamental para a perda de peso, diminuindo o risco de obesidade. Com esse controle, os índices de colesterol e triglicérides, importantes indicadores de doenças cardiovasculares, ficam mais baixos.
Outra doença que pode ser evitada pela dieta balanceada é a hipertensão. Segundo estudos, quem come muito açúcar tem duas vezes mais chances de desenvolver pressão alta.
Continua depois da publicidade
Embora o açúcar forneça energia rápida, ele também pode levar a quedas bruscas nos níveis de glicose, causando cansaço, irritabilidade e alterações de humor.
Segundo pesquisadores da universidade de Princeton, nos Estados Unidos, o corpo começa a pedir açúcar quando está acostumado a grandes quantidades. Se ele não recebe o que quer, começa a ter sintomas de abstinência.
Ao diminuir gradualmente o consumo, esse efeito para de acontecer e os benefícios do corte começam a surgir. O organismo logo se acostuma a usar outros carboidratos, como frutas e grãos, e não sente mais falta do açúcar.
Continua depois da publicidade
Por ser uma fonte de energia rápida, o açúcar pode te manter acordado por um tempo. Depois que seu efeito passa, é comum sentir sonolência, diminuindo sua energia do dia a dia.
A redução desse alimento auxilia na produção dos hormônios do sono na hora certa, favorecendo uma boa noite de sono. Com isso, você fica descansado e atento pelo resto do dia.
O açúcar acelera o envelhecimento da pele ao danificar o colágeno e a elastina. Assim, comer de forma balanceada pode reduzir custos com procedimentos estéticos como botox.
Continua depois da publicidade
Alguns doces, como chocolates, também são causadores de acnes, então reduzir seu consumo também ajuda na saúde da pele.
Seus dentes também agradecem a redução do açúcar. Mesmo com a higiene em dia, os doces são grandes causadores de cáries e placas, que deixam o sorriso feio e dolorido.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade