Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Cada cor de vela tem uma energia diferente | Pixabay por Pexels
Acender velas coloridas é um ritual popular para atrair boas energias para o ano que está começando. Contudo, é preciso escolher a certa para atrair o que deseja.
Continua depois da publicidade
Além da cor, o horário de acender as velas e a forma de fazer o pedido também podem influenciar a concretização, ou não, do desejo, bem como as ações de cada um, conforme explica Vitor Ifasola, babalorixá e doutorando em Estudos Africanos no Centro de Estudos Internacionais no ISCTE Lisboa.
“Acender velas é um ato de fé que também nos ensina sobre responsabilidade e ação. A vela representa nossa luz interna e nosso compromisso com o que desejamos. Mas, não basta esperar que o desejo se realize apenas pelo ritual, ele deve ser acompanhado por atitudes e ações de coragem”, diz Vitor.
De acordo com Vitor, a tradição de Ano Novo de acender velas coloridas é uma herança do culto aos voduns do antigo império do Daomé, na costa da mina, hoje Benin, país da África Ocidental.
Continua depois da publicidade
Cada cor de vela emite uma vibração específica que ressoa com energias e Orixás relacionados aos desejos do ano novo, como prosperidade, amor ou saúde.
“Acender velas é um ato simbólico dentro da religião dos orixás no Brasil. As velas conectam as pessoas ao mundo espiritual, iluminando os caminhos e fortalecendo as intenções”, diz o estudioso.
A seguir, confira o significado de cada cor de vela para escolher a certa na virada do ano.
Continua depois da publicidade
Simboliza paz, harmonia, saúde e purificação espiritual. Ideal para começar o ano com clareza. Está relacionado aos orixás Oxalá, Orunmilá, Ajê Saluga e Yemanjá.
Atrai prosperidade, criatividade e harmonia emocional. “Perfeita para atrair sucesso financeiro, riqueza e prosperidade, com as bençãos de Oxum”, comenta o babalorixá.
Indicada para quem quer amor, paixão e coragem. “Use para fortalecer relacionamentos e determinação e realizar conquistas e ter vitórias sobre os inimigos, assim como o Orixá Xangô”, explica Vitor.
Continua depois da publicidade
Verde é a cor da saúde, equilíbrio e fertilidade. Reforça a vitalidade e a cura. Está relacionada aos orixás Oxossi e Ossain.
A cor azul traz serenidade, sabedoria, comunicação e assertividade. Ajuda em decisões importantes e superação de obstáculos com a energia de abertura de caminhos do Orixá Ogun.
Roxo é a cor da transformação, intuição e espiritualidade profunda. Boa para mudanças internas e evolução, é ligada ao Orixá Nanã.
Continua depois da publicidade
Acenda uma vela rosa, se quiser atrair amor universal, amizade e alegria no novo ano. A cor é ligada aos relacionamentos harmoniosos e ao Orixá Ibeji.
Segundo Vitor, o melhor horário para acender uma vela na virada de ano é a meia-noite. Porém, a vela também pode ser acesa ao amanhecer ou ao pôr do sol.
“Na passagem do ano, a meia-noite é um momento poderoso, pois marca o início de um novo ciclo. Mas, a vela pode ser acesa ao amanhecer ou ao pôr do sol, visto que são momentos de transição que carregam forte energia espiritual”, explica.
Continua depois da publicidade
Vale prestar atenção também na forma de fazer o pedido do que se deseja.
“A mentalização é fundamental. Antes de acender a vela, sente-se em um local tranquilo, concentre-se no objetivo desejado e visualize-o como já realizado. Se possível, faça uma oração ou reza que ressoe com sua fé”, finaliza Vitor.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade