Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A UEFA Champions League (ou Liga dos Campeões, em português), competição mais importante do continente europeu, passou por uma mudança no formato | Divulgação
A UEFA Champions League (ou Liga dos Campeões, em português), competição mais importante do continente europeu, passou por uma mudança no formato.
Continua depois da publicidade
A tradicional fase de grupos com oito conjuntos de quatro equipes em cada será extinta e uma nova fórmula de disputa será imposta pela UEFA (União das Associações Europeias de Futebol), entidade máxima do futebol na Europa).
As mudanças serão vistas pela primeira vez nesta temporada (2024/25). Ou seja, será a primeira edição após o fim do modelo "clássico" a que todos estão acostumados. Abaixo, a Gazeta explica como funcionará o novo formato da competição.
O formato que o público estava costumado a ver era semelhante ao da Libertadores (que se inspirou na Champions League para algumas mudanças).
Continua depois da publicidade
Possuía fases eliminatórias, que podem ser chamadas de "Pré-Champions". Dessas fases os classificados iam para a fase de grupos, na qual encontravam outras equipes que já estavam classificados diretamente.
Um sorteio definia oito grupos (nomeados de A até H) com quatro equipes em cada. Ao todo, 32 times participavam a partir da fase de grupos. O atual campeão da Champions, vencedor da Liga Europa, e outros seis campeões nacionais das ligas com maior pontuação eram considerados os cabeças de chave.
Todos do grupo se enfrentavam no modelo de ida e volta, e, após seis rodadas, as duas equipes melhor colocadas de cada grupo avançavam. O terceiro colocado ia para a Liga Europa e o lanterna era eliminado.
Continua depois da publicidade
Para o mata-mata, um novo sorteio era realizado com os 16 classificados, com líderes de um lado e os vices de outro para a disputa das oitavas, no modelo ida e volta.
Na fase seguinte, as quartas de final, os oito classificados passavam por um novo sorteio e os confrontos são novamente de ida e volta, mas, desta vez com chaveamento da próxima fase definido. As semifinais também eram no formato de ida e volta. A grande final é em campo pré-definido e em jogo único.
A principal mudança está no fim da fase de grupos. Em vez de 32 clubes divididos em oito chaves, agora são 36 em uma tabela única, com todas as equipes competindo entre si pelas vagas no mata-mata.
Continua depois da publicidade
Outra mudança está no número de jogos na fase inicial. No novo formato, os times terão oito partidas na "fase de liga" (duas a mais do que anteriormente), com os adversários sendo definidos em sorteio.
Os oito times com mais pontos após estes oito jogos avançam para a próxima fase. Do 9º ao 24º irão para uma repescagem disputada entre eles. As oito melhores equipes da repescagem avançam para enfrentar as outras oito já classificadas da fase anterior.
A Uefa divulgou um vídeo que explica as alterações:
Continua depois da publicidade
An exciting new era for European club football awaits
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) March 4, 2024
Here’s how the #UCL will look from 2024/25 pic.twitter.com/mEffFOpX2O
As principais mudanças em tópicos:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade