Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Dudu foi anunciado mas não chegou a retornar ao Cruzeiro | Reprodução/Cruzeiro
No mercado de transferências brasileiro, nem sempre o clube anunciar a contratação de um atleta é sinônimo de negócio 100% fechado.
Continua depois da publicidade
Com a polêmica da transferência de Dudu, para deixar o Palmeiras rumo ao Cruzeiro, tendo chances de não se concretizar mesmo após o anúncio oficial, a Gazeta separou abaixo alguns casos semelhantes do futebol brasileiro.
Quatro casos ocorreram de formas parecidas, mas com algumas diferenças: Ronaldinho no Grêmio, Anelka no Atlético-MG, Rony no Botafogo e Renato Gaúcho no São Paulo. Além disso, o próprio Cruzeiro já passou pela mesma situação: anunciar um jogador que sequer chegou a vestir a camisa do clube.
Revelado pelo Grêmio, Ronaldinho Gaúcho esteve perto de retornar ao clube, em 2011. O presidente Paulo Odone já dava a negociação como praticamente fechada e contratou uma empresa para instalar no gramado do Estádio Olímpico algumas caixas de som para a apresentação do craque.
Continua depois da publicidade
Porém, a chegada do jogador não aconteceu. Pouco tempo após imagens da festa vazarem, no dia 11 de janeiro, o Flamengo anunciou a contratação do meia. O fato gerou revolta da torcida gremista e memes dos rivais.
Alexandre Kalil, então presidente do Atlético-MG, anunciou no dia 6 de abril de 2014, a contratação de Nicolas Anelka. O atacante francês, contudo, nunca vestiu a camisa alvinegra.
De acordo com o jogador, a negociação estava 95% concretizada, porém dois erros impediram a sua chegada a BH: o anúncio do presidente antes da assinatura do atleta, e a recusa do clube em mandar duas passagens para um voo de seu país para o Brasil, para que ele e seu agente conhecessem o clube antes da assinar.
Continua depois da publicidade
As situações irritaram o atleta, que desistiu do negócio por considerar que a negociação foi movida de um jeito "amador".
Hoje um dos principais jogadores do Palmeiras e artilheiro do clube na história da Libertadores, Rony já foi anunciado como novo reforço do Botafogo. Isso ocorreu antes mesmo do jogador ir para o Athletico-PR, clube em que ganhou projeção nacional.
Em janeiro de 2018, para a chegada de Bruno Silva ao Cruzeiro, o atacante foi envolvido em uma troca para o Fogão. Porém, Rony estava emprestado ao time japonês Albirex Niigata, que detinha o direito de prioridade de compra. Após o atleta ser anunciado pelo time carioca, o clube do Japão protestou dizendo que iria acionar a cláusula de compra.
Continua depois da publicidade
Com medo de uma eventual punição na Fifa (entidade máxima do futebol), o Botafogo desistiu da transferência mesmo após o anúncio oficial.
Em fevereiro de 1997, em uma ação para impulsionar o futebol paulista, a FPF (Federação Paulista de Futebol) negociou com alguns craques sem clubes para jogarem nos grandes clubes paulistas durante o estadual. Renato Gaúcho foi o escolhido para ser o novo reforço do São Paulo.
Após se recusar a ficar no Fluminense alegando que o time não pagou o que lhe devia, Renato chegou a ser apresentado pelo São Paulo e posou para fotos segurando a camisa do time paulista.
Continua depois da publicidade
Porém, na coletiva, disse que iria retornar ao Rio de Janeiro para resolver as pendências finais antes da mudança, e, assim foi. Contudo, ele não retornou mais para o São Paulo. O Fluminense se resolveu com o atleta que aceitou defender as cores do time carioca por mais um tempo.
A Raposa passou por dois casos de jogadores anunciados que não vestiram a camisa celeste. O meia colombiano Yeison Guzmán e o goleiro Jaílson.
O colombiano foi anunciado em 2021, na época com 23 anos. Na época, o Cruzeiro já havia acordado o pagamento de US$1,2 milhão (R$ 6,6 milhões na cotação da época), para o Envigado, da Colômbia. Porém, após divergências finais com o agente do jogador e propostas mais vantajosas financeiramente para o atleta do próprio futebol colombiano, o negócio fracassou.
Continua depois da publicidade
Já o goleiro, campeão brasileiro pelo Palmeiras, foi um dos jogadores anunciados como parte de um "pacotão" de reforços para a temporada de 2022. Contudo, após a compra da SAF pelo Ronaldo Fenômeno, o Cruzeiro optou por mudar os moldes de negociações, e a transferência do goleiro acabou cancelada, cerca de quase um mês depois do arqueiro ter sido anunciado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade