A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 28 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Não é no Brasil: conheça a cidade que tem o carnaval mais longo do mundo

Os foliões ocupam as ruas por 40 dias ao ritmo dos tambores na festa mais tradicional do país

Gabriela Barbosa

28/02/2025 às 17:11

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O carnaval de Montevideo, no Uruguai, dura 40 dias

O carnaval de Montevideo, no Uruguai, dura 40 dias | Reprodução/Youtube

Montevideo, capital do Uruguai, abriga o carnaval mais longo do mundo. A partir de janeiro, pessoas saem às ruas por 40 noites para festejar ao som dos tambores, que misturam tradições africanas e europeias.

Continua depois da publicidade

Numa disputa tradicional entre bairros, os grupos chamados de comparsas desfilam nas llamadas. Parecidas com os blocos de rua do Brasil, as llamadas atraem moradores e turistas de todos os cantos, que dançam ao som do candombe, percussão africana.

As murgas são expressões típicas do carnaval de Montevideo
As murgas são expressões típicas do carnaval de Montevideo
O candombe é o estilo musical mais tocado
O candombe é o estilo musical mais tocado
Pessoas se fantasiam e saem às ruas por 40 dias
Pessoas se fantasiam e saem às ruas por 40 dias
A preparação artística para a festa é intensa
A preparação artística para a festa é intensa
Os desfiles acontecem nas ruas de Montevideo (Fotos: Reprodução/Youtube)
Os desfiles acontecem nas ruas de Montevideo (Fotos: Reprodução/Youtube)

A festa não acontece só nas ruas. Os teatros também ficam cheios de pessoas que vão assistir às tradicionais murgas, grupos de artistas que fazem apresentações musicais nessa época. Com roupas vibrantes, elas são a personificação do carnaval uruguaio.

“Os trajes funcionam como uma espécie de cenário no espetáculo murga”, explica à Agência Brasil a costureira Lúcia Silva, que há mais de uma década faz trajes para a fantasia.

Continua depois da publicidade

Desfiles na avenida 18 de Julio

O carnaval de Montevideo começa oficialmente com os desfiles na avenida 18 de Julio. Carros alegóricos e rainhas de agremiações começam, nesse dia, a disputar o concurso oficial de carnaval.

A música tradicional da festa é o candombe, percussão com melodia tradicional africana. O ritmo é tocado por três tipos de tambores: piano, repique e chico.

Nas llamadas, cerca de 2,5 mil tambores são tocados ao mesmo tempo, criando o som que é patrimônio imaterial da humanidade. Essa tradição remonta à época da escravização, quando as pessoas escravizadas se juntavam para batucar nos momentos de descaso.

Continua depois da publicidade

Murgas: diversão e consciência política

As murgas são consideradas a personificação da essência artística dos uruguaios. As apresentações acontecem nos teatros de Montevideo durante o período de carnaval e têm uma importante função social.

A costureira Lúcia Silva afirma que o figurino é o elemento mais característico das murgas. “O traje tem um peso importante, porque é praticamente mais que a cenografia. Então, ele dá um quadro estético para o texto”.

Com grupos de 13 a 17 integrantes, as murgas usam os batuques do candombe para fazer sátiras políticas. As apresentações são produzidas com muitas cores e detalhes, precisando de mais de seis meses de preparação.

Continua depois da publicidade

“A preparação começa sempre pela ideia do que queremos dizer ou do significado. Então a forma e o meio seguem de maneiras muito diferentes”, afirma a maquiadora Paloma González à Agência Brasil.

Cheio de tradição e cultura, o Carnaval do Uruguai é uma prova de como uma celebração tão brasileira encontra a diversidade em locais próximos, mantendo a riqueza da festa e sua importância histórica.


 

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados