Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Cidade tem hoje pouco mais de 20 mil habitantes | Reprodução/PMSAP
Há uma cidade no interior de São Paulo que, quando ainda não era um município, tinha o nome de Ressaca. Mas não foi batizada assim por conta dos efeitos da bebida alcoólica. O líquido era outro.
Continua depois da publicidade
O café foi a principal atividade econômica desta e de muitas cidades de São Paulo no fim do século 19, o que levou a construção da Estação de Ferro em 1875, dando origem ao bairro Ressaca.
Cerca de 20 anos depois, virou Distrito de Paz de Mogim Mirim, com o nome de Posse, se tornando Posse de Ressaca, em 1938. Só nos anos 1950 é que o distrito se tornou um município e passou a ser batizado de Santo Antonio de Posse, na região de Campinas.
A cidade é separada da metrópole por Jaguariúna, que mantém uma ligação ferroviária com Campinas, ainda que apenas para fins turísticos, com os passeios de Maria Fumaça.
Continua depois da publicidade
A estação que ficava em Santo Antonio da Posse era um importante ponto de escoamento da produção de café de Amparo e Serra Negra.
Todo o café da região era trazido para esta estação e, nela, reensacado para depois ser transportado por trem para os portos, por isso o bairro recebeu o nome “Ressaca” – vindo exatamente a ser denominado assim pelo processo de reensacamento do café.
A região onde hoje fica o município abrigava fazendas que se estendiam por uma área de 154 km² de extensão. No início, elas eram destinadas ao cultivo de cana-de-açúcar. Só depois, elas passaram a cultivar café e algodão, cenário que ocorreu com as fazendas de Campinas e de outras cidades paulistas.
Continua depois da publicidade
Com a explosão da economia do café e o fim da escravidão no Brasil, a região recebeu muitos estrangeiros que buscavam trabalho em suas fazendas.
Os italianos foram a maioria, mas Santo Antonio de Posse recebeu também muitas famílias libanesas e portuguesas. Essa mistura de cultura ainda é uma marca importante do município que, tem hoje, 23 mil habitantes.
Se no passado a cidade era majoritariamente rural, hoje é urbana, com 90% da população urbanizada. A mudança é sentida na economia. Atualmente, o setor de serviços é o responsável pela maior parte do Produto Interno Bruto (PIB), com empresas de médio e pequeno porte se instalando em Santo Antonio de Posse.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade