Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Voo ao Cristo Redentor é um dos favoritos do campineiro Yanis Terzis | Arquivo Pessoal
Chegar pelo alto a monumentos históricos, como as Maravilhas do Mundo, é uma sensação que um morador de Campinas já vivenciou algumas vezes.
Continua depois da publicidade
Foi como um passatempo que começou a história do administrador de empresas Yanis Terzis, 38 anos, com o parapente e o paramotor (parapente com motor e hélice). Essas experiências o levaram para diferentes locais do mundo e, hoje, ele é convidado a ser apresentar em eventos internacionais.
Entre seus voos favoritos estão as Pirâmides de Gizé, em Cairo (Egito), uma das sete maravilhas do mundo antigo, e o Cristo Redentor, única Maravilha do Mundo localizada no Brasil e uma das sete do mundo moderno.
E tudo começou há pouco mais de dez anos em uma cidade do interior de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Formado em Análise de Sistemas pela PUC-Camp, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Yanis é administrador das Clínicas Terzis, no município campineiro, mas viralizou na internet com seu hobby.
Ele conheceu o parapente em 2013, durante passeio em São Pedro, a 200 quilômetros da Capital e a 105km de Campinas. Logo ele se apaixonou. Dois anos depois, em Natal (RN), pôde experimentar o paramotor.
O que era uma diversão se tornou um hobby que foi levando Yanis cada vez mais longe. Uma de suas viagens mais importantes aconteceu em 2021, na capital do Egito. Foi em um evento promovido por uma empresa privada.
Continua depois da publicidade
“Foram convidados pilotos do mundo inteiro para participar. Na época, juntamos uma turma de brasileiros, levamos nossos equipamentos e desfrutamos desse sonho de sobrevoar as pirâmides e outros templos e sítios arqueológicos famosos no Egito”, relembra o aventureiro.
Como o evento era uma novidade na época, as regras não eram tão rígidas e nem tão bem definidas. “Desde o início imaginei voar bem próximo do topo da pirâmide e no final das contas fiz um dos vídeos mais virais do paramotor”, comemora.
Continua depois da publicidade
Ele chega a encostar o pé no topo da pirâmide, além de filmá-la muito próximo. A empresa não gostou muito da ideia e receou por repercutir negativamente junto ao governo local. Mas o Ministério do Turismo do país e empresas turísticas locais começaram a utilizar o vídeo de Yanis para promover a região.
A primeira publicação do vídeo campineiro alcançou mais de 700 mil visualizações e até hoje páginas relacionadas ao turismo no Egito utilizam o vídeo como propaganda. Seu canal no Instagram tem 28 mil inscritos.
O campineiro voltou ao Cairo dois anos depois, novamente como convidado, mas as regras já não permitiam chegar tão próximo do monumento como da primeira vez.
Continua depois da publicidade
Yanis diz não saber quantos voos já fez nestes pouco mais de dez anos no parapente e paramotor, mas suas aventuras o levaram a diferentes locais do Brasil e do mundo, como os Alpes suíços, e claro, Campinas.
Um de seus passeios favoritos também aconteceu no País. “Eu tive o privilégio de realizar o voo sobre o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que para mim foi um dos mais incríveis”, comenta.
Cada voo traz um desafio diferente e a aventura pode se tornar perigosa. Quando voava sobre Assuã (Egito), Yanis sofreu uma pane em seu paramotor e precisou fazer um pouso de emergência dentro do Templo de Philae, dedicado a Ísis, deusa do amor.
Continua depois da publicidade
“Foi um momento bastante critico em que tive que fazer uma aproximação perfeita para evitar cair na água ou me chocar contra as colunas de pedra do monimento”, conta o campineiro.
Logo ao pousar, foi cercado por soldados que questionavam porque ele “invadiu” o local. Yanis precisou contar com a ajuda do organizador do evento, que utilizou seus contatos para auxiliar o brasileiro.
No início de 2025 foi convidado a se apresentar em um evento na Cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã. Fica na Ásia um dos desejos não realizados pelo aventureiro. “Sonho em voar na Muralha da China”, afirma. Enquanto o sonho não se realiza, Yanis Terzis buscar novas aventuras no ar.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade