Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Essa pedra portuguesa intriga cientistas do mundo inteiro | Imagem: Diogo Freitas/Wikimedia Commons
Rochas não são seres vivos, não nascem e nem se reproduzem. Mas você sabia que existe um exemplar geológico único no mundo, que dá a luz a filhotes-pedra?
Continua depois da publicidade
Chamada de Pedra Parideira, a rocha solta seus filhotes com o tempo. Os “filhos” são pequenos discos de quartzo, de 1 a 12 centímetros de circunferência. Entenda mais sobre esse fenômeno raríssimo, e onde visitar!
A Pedra Parideira está localizada na Serra da Freita, em Portugal, a cerca de 60 quilômetros de Porto. A região faz parte da Arouca Geopark, local reconhecido pela Unesco.
A rocha possui cerca de 1 km² e tem como nome científico “granito nodular da Castanheira”. As últimas datações apontam para idades entre 320 e 310 milhões de anos, e ela está a todo esse tempo soltando os pequenos disquinhos.
Continua depois da publicidade
Depois de soltar os discos, o que só acontece em certos meses do ano, a pedra deixa pequenas covas no lugar, o que dá a ela um aspecto de esponja. O motivo disso acontecer segue intrigando os cientistas, mas algumas hipóteses foram elaboradas.
Enquanto buscavam a solução para o mistério, os cientistas fizeram algumas constatações. A primeira delas é que a rocha já possui os nódulos de quartzo e biotita dentro dela. Os pesquisadores então elaboraram a hipótese da expansão diferencial.
Conforme o granito vai se desgastando, os nódulos vão ficando expostos. Como são mais frágeis, eles vão se soltando conforme a rocha se contrai e se expande. Daí surgem os “filhotes” da pedra.
Continua depois da publicidade
O motivo do fenômeno não acontecer em nenhum outro lugar do mundo, e a razão dos discos serem tão perfeitos, segue sendo um mistério. Quando for para Portugal, considere visitar a Pedra Parideira!
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade