Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Apagão causado pela chuva que deixou 1,2 milhão de endereços sem energia elétrica em São Paulo | Reprodução
Apagões podem ser mais comuns do que imaginamos, tanto no Brasil quanto em outros países. Esses eventos, que deixam milhões sem energia por horas, dias, ou até semanas, trazem grandes prejuízos para residências, empresas e até hospitais. Aqui, vamos falar sobre alguns dos maiores apagões já registrados, começando pelo Brasil e depois pelo mundo.
Continua depois da publicidade
O Brasil já sofreu com diversos apagões que afetaram boa parte do país. Vamos relembrar os mais impactantes.
Em 1999, 60% do Brasil ficou sem energia devido a uma descarga elétrica que atingiu uma subestação em São Paulo. Esse apagão afetou regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do norte do Paraguai, que depende de eletricidade do Brasil. Foram 76 milhões de pessoas no escuro por várias horas.
Outro grande apagão aconteceu em 2009, quando uma tempestade causou uma falha no sistema de transmissão da maior usina de energia do Brasil, a Usina de Itaipu. Com isso, 18 estados ficaram totalmente sem eletricidade, e 90% do Paraguai também foi afetado. Foi um dos maiores apagões já registrados no país.
Continua depois da publicidade
Em 2011, 90% da região Nordeste ficou sem luz, afetando 47,7 milhões de pessoas. Uma falha em uma subestação na divisa entre Bahia e Pernambuco causou o apagão, interrompendo serviços essenciais e prejudicando milhões.
Embora os apagões no Brasil tenham sido marcantes, eventos semelhantes em outros países também causaram grandes prejuízos. Vamos conhecer os mais graves.
Em 2006, 228 mil pessoas ficaram sem energia por 24 horas na Argentina. O apagão foi causado por um incêndio em uma subestação que abastecia Buenos Aires. Esse incidente paralisou a cidade e prejudicou diversas atividades.
Continua depois da publicidade
O apagão que atingiu os Estados Unidos e o Canadá em 2003 deixou cerca de 50 milhões de pessoas sem eletricidade por quase 30 horas. Diversas fábricas pararam, e os dois países enfrentaram inúmeros problemas com a falta de energia.
A Índia, com sua enorme população, enfrentou um dos maiores apagões da história em 2012. Mais de 700 milhões de pessoas ficaram sem eletricidade quando três das principais redes de distribuição do país falharam. O apagão paralisou indústrias, linhas de trem e serviços essenciais por várias horas.
Na Indonésia, metade da população (cerca de 100 milhões de pessoas) ficou sem energia em 2005. O problema começou com uma falha na usina de Java, que afetou todo o sistema de transmissão do país, provocando um efeito cascata.
Continua depois da publicidade
Apagões podem ser imprevisíveis, mas há formas de se preparar. Tenha sempre lanternas, baterias e geradores como alternativas para emergências. Empresas e hospitais, em especial, devem ter fontes independentes de energia para evitar maiores prejuízos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade