Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Lionel Messi completa 37 anos nesta segunda (24/6) | Reprodução/Instagram/LeoMessi
Lionel Messi chega aos 37 anos tendo conquistado tudo que era possível. São oito prêmios de melhor jogador do mundo pela France Football (a famosa Bola de Ouro), campeão da Uefa Champions League e Mundial de Clubes pelo Barcelona (clube em que é o maior ídolo da história), além de campeão da Copa do Mundo pela Argentina em 2022, sendo eleito o melhor jogador do torneio.
Continua depois da publicidade
Nascido em 24 de junho de 1987, o argentino coleciona troféus e recordes individuais.
Veja abaixo oito feitos históricos da carreira do camisa 10.
Tudo que um jogador de futebol poderia conquistar, Messi conseguiu. Com isso, o argentino é o maior campeão da história. Ao todo, são 42 títulos para a carreira do camisa 10.
Continua depois da publicidade
BARCELONA - 35
PSG - 3
ARGENTINA - 3
Continua depois da publicidade
INTER MIAMI - 1
Mesmo aos 36 anos e já tendo deixado a Europa rumo aos EUA para jogar pelo Inter Miami, Messi desbancou o francês Kylian Mbappé, 25 anos, do PSG, e Erling Haaland, norueguês do Manchester City-ING, de 23 anos, e venceu o prêmio Fifa The Best 2023 (premiação da maior entidade do futebol que elege o melhor jogador do mundo).
A votação é feita pelos capitães e treinadores das seleções, e, mesmo fora do principal continente do futebol, o argentino se sagrou vencedor.
Continua depois da publicidade
A equipe do Inter Miami foi fundada em 2018. O clube começou a jogar na Conferência Leste da Major League Soccer (MLS) durante a temporada de 2020. Com David Beckham como dono, veio o primeiro troféu de sua história, com Messi sendo o melhor jogador da Leagues Cup, exercendo um papel fundamental para a conquista.
Messi é o maior ídolo e o melhor jogador da história do Barcelona. Pelo clube catalão, alguns dos seus recordes são:
Além disso, Messi também detém recorde em todo o território espanhol, como, por exemplo:
Continua depois da publicidade
Além de vencer o prêmio de melhor jogador da Copa de 2022, em que acabou campeão, Messi foi eleito também o craque da Copa de 2014, em que a Argentina foi vice, perdendo a final para a Alemanha.
Naquela edição, o camisa 10 foi o protagonista de um time que não figurava como favorito, mas quase se tornou campeão mundial.
Além disso, Em 2022 se tornou o único da história das Copas a ser eleito o melhor jogador em todas as fases do torneio (melhor da partida na fase de grupos, oitavas, quartas, semi e final).
Continua depois da publicidade
Oficialmente, Lionel Messi é o jogador a marcar mais gols em um mesmo ano em toda a história do futebol. No ano de 2012, após atuar em 69 jogos, o argentino marcou incríveis 91 gols, uma média de 1,31 gol por partida.
Para efeito de comparação, o segundo da lista é o brasileiro Zico, em 1979, com 88 gols em 70 jogos.
Maior ídolo da história do Barcelona, clube que o revelou profissionalmente, o argentino deixou a equipe catalã no meio de 2021, sem custos, após dificuldades da diretoria com o fair-play financeiro.
Continua depois da publicidade
Pelo PSG, chegou e deixou a equipe por meio de transferências gratuitas. Duas temporadas depois de chegar na França, Messi e PSG entraram em comum acordo para o fim do vínculo.
Sem custos, o argentino, que havia sido campeão do mundo seis meses antes, deixou a França rumo aos Estados Unidos, para atuar no Inter Miami.
Com isso, Messi não movimentou nenhuma quantia financeira paga diretamente de um clube para outro.
Continua depois da publicidade
Com oito troféus da France Football em sua casa, Lionel Messi é, de forma isolada, o maior vencedor do prêmio de "melhor do mundo". O segundo lugar (Cristiano Ronaldo) possui três a menos.
A última foi em 2023, após grande desempenho na Copa do Mundo do Qatar, torneio em que saiu campeão e foi eleito o melhor jogador.
Com tanta premiação anual, venceu também o prêmio de melhor jogador da década (2011-2020), em que disputou principalmente contra Cristiano Ronaldo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade