Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
São Paulo venceu a Libertadores pela última vez em 2005 | Rubens Chiri/Saopaulofc.net/Reprodução
Com o sorteio realizada nesta segunda, 3 de junho, pela Conmebol, ficaram definidos os confrontos das oitavas da Libertadores e da primeira fase eliminatória da Sul-Americana.
Continua depois da publicidade
Classificado como primeiro de seu grupo, o São Paulo terá pela frente o Nacional, do Uruguai. O Tricolor tem forte ligação com craques uruguaios e um retrospecto positivo contra adversário do país.
O Nacional, inclusive, jamais marcou um gol sequer no Tricolor em partidas válidas pela competição.
Ao todo, o Tricolor já enfrentou times do Uruguai 14 vezes na competição, sendo a última vez em 2021, contra o Rentistas. Ao todo são:
Continua depois da publicidade
A última vitória foi exatamente em 2021, no Morumbi, quando venceu o Rentistas por 2 a 0. No jogo como visitante (que foi a última vez que o São Paulo enfrentou um time uruguaio), acabou em um empate em 1 a 1,
As únicas derrotas foram para o Peñarol, em 1982. Naquele ano, o time uruguaio, que acabou como o campeão do torneio, venceu o time paulista nos dois confrontos por 1 a 0. Logo, nenhum outro time derrotou o Tricolor na história.
O São Paulo já enfrentou, além de Rentistas e Peñarol: Danubio, Defensor (2x) e Nacional (que será adversário nas oitavas de 2024), todos os jogos com ida e volta.
Continua depois da publicidade
A maior vítima do São Paulo em jogos de Libertadores é o Defensor, que perdeu nas quatro vezes em que as duas equipes se encontraram. Duas vezes também em 1982, vitórias por 3 a 1 e 2 a 1, além de outras duas em 2009, vitórias por 1 a 0 e 2 a 1.
Logo depois, vem o Nacional, próximo adversário do São Paulo, que também jogou quatro vezes com o Tricolor, perdendo três e empatando uma.
O Danubio também saiu derrotado as duas vezes, 4 a 0 no Morumbi e 2 a 1 no Uruguai.
Continua depois da publicidade
Em 1992, ano que o São Paulo se sagrou campeão da Libertadores pela primeira vez, o adversário das oitavas também foi o Nacional. Na ocasião, vitórias por 1 a 0 fora e 2 a 0 no Morumbi.
Em 2008, as equipes voltaram a se enfrentar, novamente nas oitavas: empate sem gols na ida e vitória tricolor por 2 a 0 na volta. Com isso, são quatro jogos de invencibilidade, com cinco gols marcados e nenhum sofrido contra o adversário uruguaio, que também é tricampeão continental.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade