Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Taça da Copa Libertadores no gramado do estádio do Maracanã | Divulgação/Conmebol Libertadores
O torneio mais importante do futebol sul-americano é a Copa Libertadores da América. Conhecida também como a "Glória Eterna", a competição é o principal desejo dos clubes a cada ano. Para a edição de 2024 serão 47 equipes participantes. Dessas equipes, 28 vão diretamente para a fase de grupos, seis para a primeira fase preliminar e 13 para a segunda fase, com apenas quatro equipes chegando à fase de grupos. Veja abaixo mais detalhes sobre as etapas da competição.
Continua depois da publicidade
Primeira fase - preliminares
A fase conhecida como "Pré-Libertadores" é dividida em três partes. Ao todo, 24 equipes lutam por quatro vagas na fase de grupos. Por regulamento, os brasileiros entram na segunda fase, que tem início dos confrontos na semana do dia 22 de fevereiro.
A terceira - e última - fase tem data prevista para a primeira semana de março. A rodada inicial da fase de grupos está marcada entre os dias 2 e 4 de abril.
Continua depois da publicidade
Os participantes brasileiros nesta fase em 2024 são Botafogo e Red Bull Bragantino. O time carioca enfrenta Aurora (BOL) ou Melgar (PER), enquanto os paulistas encaram o Águilas Doradas (COL). Caso os dois brasileiros avancem, eles se enfrentarão na terceira fase prévia. Ou seja, somente um dos brasileiros chegará na fase de grupos.
Cabeças de chave
Continua depois da publicidade
Os grupos são sorteados, com oito cabeças de chave, sendo um para cada grupo. Na atual edição são eles:
O sorteio dos grupos da Conmebol Libertadores 2024 será no dia 18 de março, na sede da entidade, em Luque, no Paraguai.
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Fase de grupos
A fase de grupos segue um padrão de muitas outras competições, como a das últimas edições da Copa do Mundo. Serão 32 clubes divididos em oito grupos, de A até H. Serão seis jogos nesta fase, com todos do grupo se enfrentando duas vezes: uma como mandante e outra como visitante. Se classificam os dois clubes com mais pontos após todos os duelos. Em caso de empate na pontuação, há critério de desempate como mais vitórias, saldo de gols melhor e mais gols marcados.
Continua depois da publicidade
Mata-mata
Os 16 times classificados passarão por um sorteio da Conmebol, com os líderes de seus grupos ficando de um lado, para que todos só enfrentem os segundos colocados da fase anterior nas oitavas de final. De acordo com o sorteio, o chaveamento para as fases seguintes já fica pré-estabelecido, com os clubes sabendo seus adversários posteriores conforme forem avançando de fase. Das oitavas até as semis, serão dois jogos de cada confronto, sendo um jogo para cada como visitante e mandante. O critério de "gol fora" não existe mais, portanto, em caso de empate na soma dos confrontos, o jogo irá para a disputa de penalidades máximas.
Continua depois da publicidade
A grande final
A decisão da competição está marcada para 30 de novembro, um sábado, ainda sem horário e locais definidos até o momento da produção desta matéria. O jogo final é definido em um único duelo. O estádio é definido antes dos times se classificarem para a final. Em caso de empate no tempo normal, a decisão é a única fase que utilizará da prorrogação, sendo 30 minutos extras, divididos em dois tempos de 15 minutos cada. Se o empate persistir, o vencedor da Glória Eterna será decidido nos pênaltis.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade