Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Infração vira metralhadora de multas em São Paulo | Thiago Neme/GSP
O trânsito em São Paulo, já conhecido por sua complexidade, tem registrado um crescimento alarmante no número de multas gravíssimas. Entre as infrações mais recorrentes, uma delas se destaca e vem funcionando como uma verdadeira "metralhadora" de autuações.
Continua depois da publicidade
A Gazeta apurou os dados do Detran-SP e constatou que a infração que mais gerou multas em 2023 foi "condução do veículo registrado que não esteja devidamente licenciado", e os números são altos.
Em 2023, a infração gerou 602 mil multas em todo o Estado, o que representa 3,4% do total de multas aplicadas aos motoristas. Em geral, os órgãos de autuação aplicaram 17,4 milhões de multas ao longo de 2023.
Confira a seguir dicas de como não ser multado por falta de licenciamento.
Continua depois da publicidade
Como licenciar o seu carro
Para realizar o licenciamento do veículo é preciso, entrar no site do Detran-SP, informar o número do Renavam e pagar os débitos do veículo. Exemplos de débitos são: IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.
O pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas lotéricas.
Continua depois da publicidade
Após quitar a taxa de licenciamento e eventuais débitos do veículo, o serviço será processado de forma automática e o CRLV-e estará disponível em meio digital no aplicativo para celular Carteira Digital de Trânsito – CDT para pessoas físicas.
O CRLV-e também estará disponível em meio digital para o download no portal do Detran-SP, Poupatempo ou ainda no portal de serviços da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Caso prefira portar o documento impresso, a impressão deverá ser realizada em folha A4 branca.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade