Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Cafu ergue a taça do penta em 2002 | Juca Varella/Folhapress
A Copa América e a Eurocopa de 2024 escancaram um debate entre o nível técnico do futebol. Muito se comenta que a Europa é cada vez mais soberana no mundo deste esporte, obtendo os melhores desempenhos. Porém, historicamente, o debate não é tão simples assim.
Continua depois da publicidade
A Gazeta separou algumas comparações entre os continentes. Veja qual tem mais Copa do Mundo, qual tem os melhores jogadores e quem venceu mais Copa em confrontos diretos.
O Brasil é o único pentacampeão da Copa do Mundo. Nenhum outro país venceu mais Copas do que a seleção brasileira. Os maiores vencedores na Europa são Itália e Alemanha, com quatro títulos cada, um a menos que a seleção brasileira. Vitória para a América do Sul.
Vitória da Europa. Oito seleções diferentes já venceram a Copa, sendo cinco países na Europa (Alemanha, Itália, França, Inglaterra e Espanha) e três na América do Sul (Brasil, Argentina e Uruguai). Neste quesito, deu Europa.
Continua depois da publicidade
Entre as 22 edições de Copas já realizadas, a vitória é novamente europeia. O Velho Continente tem 12 títulos enquanto a América do Sul tem 10 taças. Vitória europeia.
Ao todo, 10 finais já ocorreram entre seleções sul-americanas e europeias, o placar fica da seguinte forma: América do Sul 7 x 3 Europa. Ponto para os sul-americanos. A última ocorreu na decisão do último Mundial, em que a Argentina bateu a França nas penalidades.
Pelé, o melhor jogador da história do futebol, conhecido como o "Rei do Futebol", é brasileiro (e consequentemente sul-americano). Nenhum jogador nascido na Europa foi capaz de jogar melhor do que ele em toda a história.
Continua depois da publicidade
Lionel Messi é o maior vencedor da história do Bola de Ouro, com oito títulos. Mesmo com diversos jogadores europeus na disputa com Messi ao longo da história, foi o sul-americano quem bateu o recorde e se isolou nesta liderança.
Portanto, neste comparativo, vitória da América do Sul em quatro tópicos, contra duas da Europa.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade