A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 30 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Final da rodovia Raposo Tavares possui uma das maiores pontes do Brasil

Localizada no trecho final da rodovia Raposo Tavares, a ponte Hélio Cerejo sobre o Rio Paraná conecta Mato Grosso do Sul a São Paulo, sendo uma das maiores e mais importantes do país

Raphael Miras

29/01/2025 às 16:35  atualizado em 30/01/2025 às 10:56

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A ponte leva o nome do jornalista Hélio Cerejo, um dos principais defensores de sua construção.

A ponte leva o nome do jornalista Hélio Cerejo, um dos principais defensores de sua construção. | Reprodução/Youtube/Construction Time

A travessia sobre o Rio Paraná, que inclui a ponte Hélio Cerejo e um extenso aterro, tornou-se um marco na infraestrutura brasileira, promovendo a integração entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. 

Continua depois da publicidade

Inaugurada em 1964 após cinco anos de construção, a obra trouxe avanços econômicos, sociais e logísticos para a região, ao mesmo tempo, em que gerou desafios ambientais e sociais.

A Gazeta explica sobre a obra monumental que não apenas uniu dois estados, mas também se consagrou como uma das maiores pontes do Brasil, deixando um legado que atravessa gerações.

Impacto econômico e desenvolvimento regional

Antes da construção da travessia, a travessia do Rio Paraná era feita por balsas e barcos, o que podia levar até três horas, dependendo das condições do rio. 

Continua depois da publicidade

Com a inauguração da ponte e do aterro, esse tempo foi reduzido para menos de dez minutos, garantindo mais segurança e eficiência ao transporte de pessoas e mercadorias.

Isso impulsionou o comércio e a agroindústria locais, tornando a travessia uma rota estratégica para o escoamento da produção regional.

A infraestrutura facilitou investimentos na região, promovendo o crescimento das cidades próximas e melhorando o acesso a serviços essenciais, como saúde e educação.

Continua depois da publicidade

Um marco de engenharia

A grandiosidade da obra exigiu o uso de técnicas inovadoras de engenharia para a época. 

Com um aterro de aproximadamente 10 km e uma ponte de 2.550 metros de extensão, a travessia foi construída utilizando concreto protendido, o que garantiu maior resistência e durabilidade. 

O projeto foi desenvolvido para suportar variações do nível do rio e eventuais inundações, garantindo sua longevidade.

Continua depois da publicidade

Hélio Cerejo e o legado histórico

A ponte leva o nome do jornalista Hélio Cerejo, um dos principais defensores de sua construção. 

Ele liderou campanhas para viabilizar o projeto, mobilizando a opinião pública e o poder político para a realização da obra. 

Seu esforço garantiu que a travessia se tornasse um símbolo de progresso e integração nacional, conectando o Centro-Oeste ao Sudeste do Brasil.

Continua depois da publicidade

Desafios e impactos ambientais

Embora a travessia tenha trazido benefícios inegáveis para a região, sua construção também gerou impactos ambientais e sociais. 

A formação de um lago artificial pela Usina Porto Primavera resultou no deslocamento de comunidades ribeirinhas e na desapropriação de terras. Esses efeitos ainda são lembrados e debatidos por especialistas e moradores locais.

Mesmo com esses desafios, a travessia Hélio Cerejo permanece como um exemplo de como a infraestrutura pode transformar regiões inteiras, conectando territórios, fomentando o desenvolvimento e criando um legado duradouro para o Brasil.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados