Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Saiba quem é exu | Gustavo Domingues/Riotur
Exu é uma entidade muito conhecida e é citada diariamente nas redes sociais. Tema de enredo de escola de samba, em 2019, o guardião da umbanda é equivocadamente associado à figura do diabo no imaginário cristão.
Continua depois da publicidade
A Gazeta conversou com o Pai Eduardo Jordan, dirigente do Templo de Umbanda Caboclo 7 Pena Branca e Zé Pelintra, que explicou sobre sincretismo, saudações e mais. Confira abaixo:
Nas religiões de matriz africana, há o Exu entidade e o orixá Exu. Entenda a diferença:
Exu entidade é um trabalhador espiritual, ou seja, é um espírito que esteve encarnado na terra. Após a sua morte, houve uma evolução, que fez com que esse espírito se tornasse um Exu.
Continua depois da publicidade
Orixá é uma divindade. “Ele é uma fagulha de Deus e está ao lado de todos os orixás”, explicou Eduardo Jordan.
O Exu, na vida do umbandista, é um protetor e guardião. “É ele quem vê as pessoas que estão nos fazendo mal, que enxerga as energias que nos faz mal e é ele [Exu] que vai sempre batalhar por nós”, disse o pai de santo.
O dirigente explicou que “Diabo” e “inferno” vêm de outras religiões, dentro da umbanda não há a visão de céu e inferno, anjo e diabo. “As redes sociais ajudaram muito a diminuir o preconceito, mas ainda temos muito o que lutar e ensinar sobre a umbanda, que é uma religião maravilhosa”, complementa Eduardo Jordan.
Continua depois da publicidade
Para Eduardo, essa associação não tem a ver com “algo ruim” ou com o ato de "fazer maldades". Mas, com o fato de Exu ser uma entidade verdadeira, e prega a justiça.
“Para Exu não existe o mais ou menos, ou é certo, ou é errado. Muitas vezes o certo nos machuca, nos agride e, por isso, Exu é associado com o Diabo, como um espirito que nos faz mal”, comentou.
O sincretismo é a atribuição de um santo católico com uma entidade ou orixá da umbanda. Por isso, dia 13 de junho é dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, e de Exu, o guardião.
Continua depois da publicidade
Atualmente, muitos terreiros deixaram de praticar o sincretismo, pois esse ato era feito devido à proibição dos cultos aos orixás. Essa associação era feita por meio de características em comum entre as entidades e os santos.
“Santo Antônio foi sincretizado a Exu, principalmente, pelos milagres, pela abertura de caminho, por cuidar dos pobres, daqueles que mais necessitavam", ressalta o pai de santo.
Nos terreiros de umbanda é comum se ouvir “Laroyê Exu” e “Exu és mojuba”, essas saudações são dialetos na linguá Iorubá.
Continua depois da publicidade
O dirigente explicou que “Laroyê”, de forma geral, seria “salve o mensageiro”, “salve o guardião”, ou seja, palavras para chamar o Exu.
Mojuba seria para saudá-lo, o significado seria “és grande”, “és rei”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade