Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Saiba como se proteger da possível explosão de celular no bolso | Freepik
Um estudo feito pela Universidade de Hoseo, na Coreia do Sul, revelou os três principais motivos que levam um celular a explodir. A Gazeta noticiou um caso recente de explosão de celular em vídeo.
Continua depois da publicidade
Na análise, os pesquisadores avaliaram as baterias de diversos motivos de smartphones e seu dispositivo de segurança.
O principal componente analisado foi o PCM (Protection Circuit Module) que é um módulo de circuito de proteção usado em baterias de lítio em smartphones. Os resultados surpreenderam.
Os dados encontrados nos testes mostraram que um smartphone geralmente explode devido à combinação de dois fatores: mau funcionamento do PCM e sobrecarga da bateria.
Continua depois da publicidade
Portanto, as principais razões para explosão de baterias, segundo o estudo, são:
Usando as baterias de íons de lítio dos smartphones como amostras, os experimentos foram conduzidos nestas condições: sobrecarga, curto-circuito interno e externo e choque térmico com potencial de explosão e incêndio.
O principal item de análise nas baterias foi o PCM, que tem a função de garantir a segurança e o bom funcionamento da bateria, prevenindo problemas como superaquecimento, sobrecarga, descarga excessiva e curto-circuito.
Continua depois da publicidade
O PCM pode ajudar a evitar casos como o de um homem que teve o quarto incendiado pelo celular que pegou fogo enquanto era recarregado.
Os resultados do experimento mostraram que, no caso de sobrecarga e curto-circuito externo, não houve risco de explosão e incêndio quando o (PCM) funcionava bem.
Porém, houve grandes riscos quando o PCM tinha falhas ou defeitos.
Continua depois da publicidade
No caso dos experimentos por curto-circuito interno e choque térmico, tais riscos variaram dependendo do estado de carga da bateria.
Em outras palavras, verificaram que houve baixos riscos de explosão e incêndio quando a bateria estava totalmente descarregada, mas houve altos riscos em um estado de carga total.
Esses resultados do experimento sugerem que, para minimizar os riscos de explosão e incêndio de baterias de telefones celulares, um dispositivo de alarme é necessário quando ocorre a falha do PCM.
Continua depois da publicidade
Além disso, uma caixa de bateria sólida deve ser feita nos modelos de smartphones.
Não menos importante, os pesquisadores defenderam que um mecanismo de segurança, como um dispositivo de resfriamento para evitar alta temperatura, é fundamental.
Os donos de celulares também devem estar atentos ao mau uso do aparelho, como deixar o item próximo a locais muito quentes. Evitar a sobrecarga da bateria pode ser aconselhável, segundo o estudo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade