Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Na tentativa de se refrescar ou ao menos amenizar o clima quente, muitas pessoas recorrem ao uso de ventiladores ou ares-condicionados | u_ssfofehsaj/Pixabay
Com o calor, vem grandes gastos. Na tentativa de se refrescar ou ao menos amenizar o clima quente, muitas pessoas recorrem ao uso de ventiladores ou ares-condicionados.
Continua depois da publicidade
Porém, o eletrodoméstico que mais gasta energia elétrica na residência, e consequentemente, torna a conta de energia no fim do mês mais cara é o ar-condicionado. Saiba mais abaixo.
O uso de ar-condicionado no Brasil é muito comum, principalmente se considerarmos as altas temperaturas que corriqueiramente atingem o País. Além disso, ele é o eletrodoméstico que mais consume energia elétrica em uma residência.
Com o consumo médio variando entre 129 até 679 kWh por mês, o gasto médio mensal com o uso de ar-condicionado em uma casa pode ser de a partir R$ 94,68, podendo ultrapassar os R$ 200, em média.
Continua depois da publicidade
Importante frisar que o consumo de energia elétrica do produto pode variar, visto que existem diversos modelos do equipamento no mercado. O cálculo acima considera um aparelho de configuração regular e a média de preço do kWh no Brasil, segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Nos sites oficiais da Dufrio, empresa especializada em refrigeração e a da Consul, fabricante de aparelhos de ares-condicionados, há dicas de como economizar com o ar condicionado:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade