Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Valinhos é a cidade mais segura do Brasil, segundo anuário | Divulgação/Câmara de Valinhos
A Região Metropolitana de Campinas tem se destacado pelo desenvolvimento econômico, qualidade de vida e também pela segurança. Seis municípios da região estão entre os considerados mais seguros para se viver no Brasil.
Continua depois da publicidade
Elas constam no Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil, baseado em indicador exclusivo da MySide, que usa como fontes dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e do Censo do IBGE.
Foram levados em consideração apenas municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes para fazer o recorte das 30 mais seguras do Brasil. Veja as cidades da região de Campinas citadas no anuário.
Uma das melhores cidades para se viver no país, Valinhos foi considerada também a mais segura. Com cerca de 130 mil habitantes, o município se destaca com uma taxa de 0,9 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
Continua depois da publicidade
Valinhos é um importante polo de desenvolvimento econômico, com diversas empresas dos setores da indústria, logística, tecnologia, informática e metalúrgica.
Com 264 mil habitantes, Indaiatuba foi a sétima colocada do anuário. Pertinho do aeroporto internacional de Viracopos, a cidade oferece um dia a dia tranquilo aos seus moradores, além de segurança.
A economia da cidade é movimentada pelos comércios, indústrias, agricultura e turismo. A qualidade de vida também chama a atenção. Frequentemente a cidade aparece entre as melhores para se viver.
Continua depois da publicidade
Com uma taxa de cinco assassinatos a cada 100 mil habitantes, Santa Bárbara do Oeste figura como a 16ª cidade mais segura do Brasil.
Com rica tradição cultural e influências da imigração norte-americana do século 19, a cidade celebra eventos como a Festa da Imigração e a Festa Confederada.
A cidade que tem praias a mais de 200 km do litoral está na 18ª colocação do Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil, com uma taxa de 5,3 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
Continua depois da publicidade
Com uma rica herança cultural, influenciada por imigrantes estadunidenses e italianos, Americana abriga importantes espaços culturais como o Teatro Municipal e o Museu de Arte Contemporânea.
A cidade de Paulínia vem logo depois na lista, com a 19ª colocação e uma taxa de 5,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Uma das cidades mais seguras do Brasil é também um das melhores para se viver.
Com 106 mil habitantes, é conhecida por abrigar um dos maiores polos petroquímicos da América Latina, incluindo a Refinaria de Paulínia (Replan).
Continua depois da publicidade
Fechando a lista de municípios da região de Campinas entre as 30 mais seguras do Brasil está Itatiba, na 21ª posição.
A cidade se destaca pela segurança, com uma taxa de 5,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Itatiba é um polo industrial, com forte atuação nos setores têxtil, químico, metalúrgico e de tecnologia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade