A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 20 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Estas 9 aves sabem cantar os seus próprios nomes; ouça

De forma surpreendente, esses pássaros são capazes de pronunciar sons que se assemelham seus próprios nomes

Raphael Miras

19/02/2025 às 07:01  atualizado em 19/02/2025 às 07:10

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Bem-te-vi é uma das aves mais conhecidas dentre aquelas com capacidade de cantar seus próprios nomes

Bem-te-vi é uma das aves mais conhecidas dentre aquelas com capacidade de cantar seus próprios nomes | Prefeitura Municipal de Botucatu / Divulgação

O mundo animal é cheio de fatos impressionantes. Um deles é o fato de que os papagaios não são os únicos animais capazes de falar. Se considerarmos que a pronúncia do próprio nome já caracteriza fala, podemos dizer que outros 9 pássaros também têm o dom da comunicação verbal. Conheça a seguir as aves que cantam os próprios nomes.

Continua depois da publicidade

Conheça 9 aves que cantam os próprios nomes

Os pássaros a seguir tiveram seus nomes inspirados nos sons que emitem. Assim, ficou “fácil” para eles ganharem a fama de que cantam os próprios nomes. Saiba mais sobre cada um deles a seguir.

Saci

Essa espécie canta seu nome em duas notas. Ela é muito presente em grande parte da América do Sul, desde o sul do México até Uruguai, passando pelo Brasil.

Continua depois da publicidade

O biólogo do Terra da Gente, Luciano Lima, explicou em entrevista ao portal g1 que essa ave canta por longos períodos, inclusive à noite. No entanto, não é fácil encontrá-la por meio do som que emite.

Ela possui um ‘assobio persistente, misterioso, difícil de localizar e assustador. O medo gerado pelo seu canto acabou gerando lendas, principalmente àquelas associadas ao Saci-Pererê.

Udu

Outro pássaro que parece dizer seu próprio nome é o Udu. Seu canto lembra o de uma coruja. Segundo o Instituto de Pesquisas Ecológicas, o ritmo do seu canto acelera quando ele se comunica com outros de sua espécie.

Continua depois da publicidade

Também conhecido como Udu-de-coroa-azul, essa ave pode ser encontrada nas regiões Norte, Centro-Oeste, além do Oeste e Norte do estado de São Paulo.

Bem-te-vi

Outro pássaro cujo nome é uma onomatopeia, ou seja, uma palavra que imita um som da natureza, é o bem-te-vi. Muito comum no Brasil, ele é encontrado em quase todo o território brasileiro, e é admirado por muitos.

O que poucos sabem é que o bem-te-vi é tão adaptável que pode ser encontrado em países como Estados Unidos e Argentina. Ele vive bem em grandes cidades, o que explica sua presença frequente nos sons matinais.

Continua depois da publicidade

De acordo com o blog da empresa Pets, especializada em produtos para animais, o bem-te-vi tem uma dieta versátil, embora prefira insetos, sendo majoritariamente insetívoro.

Peixe frito

Essa ave emite um som que lembra “puu-pe-pu-pepe”, o que muitos associam à expressão "peixe frito", daí o seu nome.

Seu nome completo é peixe-frito-pavonino, e suas características físicas lembram o personagem Saci, com supercílios, garganta e peito de coloração amarela.

Continua depois da publicidade

Segundo o site passaro.org, essa ave canta continuamente, tanto durante o dia quanto à noite.

Quem te vestiu

Se você achou o nome "peixe frito" engraçado, vai gostar de conhecer o "quem-te-vestiu". De acordo com o site e-bird.org, seu canto soa como “tweet tweet-chew”, o que muitos interpretam como "quem-te-vestiu".

Fisicamente, ele é descrito como uma ave de porte médio com bico afilado, costas acinzentadas, barriga marrom, centro do abdômen branco e ponta da cauda também branca.

Continua depois da publicidade

Tem-farinha-aí

Uma das aves mais emblemáticas da caatinga é o tem-farinha-aí, que possui um dos nomes mais curiosos da fauna brasileira.

Uma característica interessante é a diferença entre machos e fêmeas. Ambos possuem uma coloração marrom com manchas pretas nas asas, porém, os machos têm uma mancha preta na garganta e o peito mais claro, enquanto as fêmeas não possuem essa mancha e apresentam algumas listras pretas no peito.

Amanhã-eu-vou

Assim como o Saci, o amanhã-eu-vou tem um canto que pode ser assustador, pois ele prefere cantar durante a noite. Também é conhecido pelos nomes Bacurau e Curiango, e é mencionado na famosa música "Bacurau", composta por Beduíno em parceria com Luiz Gonzaga.

Continua depois da publicidade

O canto do amanhã-eu-vou é considerado assustador e penetrante, sendo possível ouvi-lo por várias horas durante a noite.

Rolinha-fogo-apagou

Com um canto que soa como “pow-co-pow”, essa rolinha ganhou esse nome peculiar. Embora não tenha relação com fogo, a ave apresenta características físicas singulares.

Suas penas têm uma faixa na ponta, o que lhe confere um aspecto escamado. De acordo com o e-bird.org, é uma espécie comum em áreas abertas, bordas de florestas e zonas urbanas.

Continua depois da publicidade

Saracura-três-potes

Quando canta em casal ou dueto, a saracura-três-potes emite sons que lembram “três potes, um coco, três potes, um coco”. Ela costuma cantar enquanto sai da toca à procura de alimento.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados