Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Estação do metrô paulista é considerada a mais cheia da Capital | Fernando Frazão/Agência Brasil
Com milhões de passageiros diariamente, o metrô de São Paulo é um dos principais meios de transporte da capital paulista.
Continua depois da publicidade
Em horários de pico, algumas estações enfrentam uma intensa movimentação, se destacando pelo grande volume de pessoas que passam por ali todos os dias.
Mas há uma estação que simplesmente é o terror da Capital quando se fala em horário de pico. A seguir, a Gazeta mostra a estação do metrô que lidera o ranking fluxo de passageiros, conforme informações do Metrô, ViaMobilidade e ViaQuatro.
Inaugurada em 1978, a estação da Sé é a líder em movimentação no metrô paulistano, com uma média de 368 mil embarques diários em 2024. Ela atende as Linhas 1-Azul e 3-Vermelha, sendo responsável por 169 mil e 199 mil passageiros, respectivamente.
Continua depois da publicidade
Por sua localização central, Sé se tornou o principal ponto de conexão entre as principais linhas do sistema.
Além de ser um importante ponto de acesso para diversas regiões de São Paulo, a Estação da Sé é conhecida por sua arquitetura deslumbrante, com amplos espaços subterrâneos que acomodam o alto fluxo de passageiros diariamente.
A estrutura também conta com instalações artísticas, como o mural de concreto "As Quatro Estações," de Cláudio Tozzi, que representa as estações do ano.
Continua depois da publicidade
Por ser localizada na Praça da Sé, um local histórico e cultural de São Paulo, a estação também permite fácil acesso a diversos pontos turísticos, como a própria Catedral da Sé, o Pátio do Colégio, e o Solar da Marquesa de Santos.
A Estação da Sé, inicialmente era chamada de Estação Clóvis em referência à Praça Clóvis Bevilácqua, que marcou o Centro Velho de São Paulo com a renovação da Praça da Sé e o avanço em mobilidade urbana proporcionado pelo metrô.
Após quatro anos de construção, a estação foi inaugurada em 17 de fevereiro de 1978, junto com a nova Praça da Sé, reformulada pelo projeto paisagístico do arquiteto José Eduardo de Assis Lefèvre.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade