A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 22 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Essa mulher encontrou 18 cobras embaixo da cama

Saiba o que fazer ao encontrar uma espécie de serpente dentro de casa

Adriano Assis

21/02/2025 às 20:03

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Animais tinham acabado de nascer quando foram encontrados por casal

Animais tinham acabado de nascer quando foram encontrados por casal | Reprodução/Redes Sociais

Uma mulher chegou em casa e deu de cara com uma cobra. Ao vistoriar sua residência encontrou mais 17, recém-nascidas, debaixo da cama. Quem passou esse susto foi a americana Trish Wilcher, em 2021, no estado da Geórgia, nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Ela contou para as publicações locais, na época, que viu uma espécie de penugem no chão. Ao se aproximar, encontrou os animais. Os filhotes de cobras estavam todos juntos debaixo da cama.

Apesar do susto, ela e o marido, Max, decidiram lidar com o problema sozinhos. O homem pegou uma ferramenta de agarrar, Trish pegou uma bolsa de linho e, juntos, pegaram uma a uma.

Todo o trabalho demorou cerca de duas horas do domingo e terminou à meia-noite.

Continua depois da publicidade

O trabalho de várias horas terminou com a soltura dos animais em uma área perto de um riacho. Segundo uma especialista, consultada pelo casal, os animais eram da espécie cobras-liga (gênero Thamnophis). A americana publicou fotos e contou a aventura nas redes sociais. As imagens viralizaram e rodaram o mundo. 

Não é raro

Por mais assustador que possa parecer, encontrar uma cobra não é tão raro assim. No mesmo ano do caso americano, um agricultor gaúcho encontrou um “cacho” de cobras vivas em uma árvore. O caso foi pesquisado por profissionais de São Paulo e foi parar em uma revista científica.

Segundo o Instituto Butantan, em épocas chuvosas, as serpentes podem surgir em áreas urbanas, porque são expulsas de seu habitat natural com as inundações e tentam sobreviver em áreas mais secas. 

Continua depois da publicidade

O que fazer?

A orientação do instituto, caso você encontre uma cobra, é não tocar o animal em hipótese alguma e procurar ajuda imediata.

“Procure socorro com pessoas que saibam lidar com animais. Chame o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil ou o Controle de Zoonoses do seu município”, orienta o diretor de Centro de Desenvolvimento Cultural do Instituto Butantan, Giuseppe Puorto, em material publicado no site da entidade.

O animal encontrado nos Estados Unidos, a cobras-liga, não é venenosa, mas algumas espécies são, como a jararacuçu (Bothrops jararacuçu), a jararaca (Bothrops jararaca), e a coral-verdadeira (Micrurus corallinus).

Continua depois da publicidade

E se eu for picado?

“Se for picado por uma serpente, a primeira coisa a se fazer é manter a calma, não sair correndo, porque aumenta o risco de tropeçar e machucar outras partes do corpo”, ressalta o diretor do Butantan. 

Giuseppe também reforça a necessidade de não utilizar materiais cortantes, substâncias ou tentar sugar o sangue na tentativa de retirar o veneno, o que a ciência já comprovou não funcionar e aumentar o risco de uma infecção secundária. 

“Se ocorrer o acidente, higienize o ferimento com água e sabão, não amarre ou faça torniquete, não beba álcool, nem querosene, não coloque nenhuma substância em cima do ferimento, como borra de café, terra, esterco, porque não funcionam, e procure o serviço médico mais próximo, para que um médico cuide de você”, explica Giuseppe.

Continua depois da publicidade

Apesar de difícil, manter a calma pode diminuir o risco de ocorrer um acidente, já que as serpentes tendem a não reagir se não se sentirem ameaçadas, afirma o diretor do Butantan.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados