Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Esse seria o rosto de Jesus Cristo, segundo o trabalho hiper-realista do fotógrafo Bas Uterwijk | Divulgação/Bas Uterwijk
Cinco letras, um nome e mais de 42 milhões de "seguidores" só no Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Não estamos falando de nenhum influenciador digital, mas sim de Jesus. Apesar da fama, ninguém nunca viu a face do Cristo. Confira a seguir mais detalhes sobre a verdadeira aparência de Jesus.
Continua depois da publicidade
Nas sagradas escrituras, os apóstolos nunca descreveram como Jesus era. Apenas falaram de suas obras, milagres e trajetória de sua vida, em três livros diferentes que juntos formam o início do Novo Testamento da bíblia.
Assim, a aparência dele ainda é um mistério. Porém, a ciência já traçou alguns indícios de como seu rosto era.
Muitas das religiões que pregam o Cristianismo, retratam Jesus como um homem loiro de olhos claros e cabelo comprido.
Continua depois da publicidade
No entanto, cientistas e historiadores apontaram que o, segundo a bíblia, filho de Deus, era moreno, baixinho e mantinha os cabelos aparados, como os outros judeus de sua época.
Uma das provas deste argumento é que foram encontrados esqueletos de judeus da época em que Cristo teria vivido na Terra. Os vestígios mostram que a altura média deles era de 1,60 m e que a grande maioria pesava pouco mais de 50 quilos.
De acordo com a professora do Departamento de Teologia e Estudos Religiosos do King's College de Londres, Joan E. Taylor, é possível atribuir similaridade entre a aparência desses corpos com a fisionomia de Jesus.
Continua depois da publicidade
"Os judeus da época eram biologicamente semelhantes aos judeus iraquianos de hoje em dia. Assim, acredito que ele tinha cabelos de castanho-escuros a pretos, olhos castanhos, pele morena. Um homem típico do Oriente Médio"
O artista e fotógrafo holandês Bas Uterwijk criou uma impressionante reconstrução hiper-realista do rosto de Jesus usando imagens geradas por computador e inteligência artificial.
Com o software Artbreeder, que combina milhares de rostos humanos, ele também já realizou reconstruções de figuras históricas como o Rei Davi, Vincent Van Gogh, Napoleão e diversos faraós.
Continua depois da publicidade
O resultado pode ser visto a seguir.
Apesar de teoricamente fiel à realidade, o modelo 3D não pode ser atribuído com segurança à real aparência de Cristo. Ainda assim, a ilustração contrasta com aquela difundida por séculos pela Igreja, o que corrobora para a continuidade do mistério em torno de um dos nomes mais famosos do mundo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade