A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Entenda por que não existem vulcões no Brasil

Existência de vulcões costuma gerar preocupação em diversas pessoas pelo mundo pelo risco de destruição residencial

Leonardo Sandre

11/09/2024 às 18:25  atualizado em 11/09/2024 às 20:33

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Grandes vulcões podem expelir uma quantidade inigualável de lava capaz de destruir toda uma região.

Grandes vulcões podem expelir uma quantidade inigualável de lava capaz de destruir toda uma região. | Pxhidalgo/Depositphotos

O risco de erupções vulcânicas preocupa diversas pessoas e sociedades ao redor do mundo. Grandes vulcões podem expelir uma quantidade inigualável de lava, capaz de destruir toda uma região.

Continua depois da publicidade

Porém, essa preocupação é menor no Brasil, visto que, por algumas razões, é um território que não sofre com estes fenômenos. Entenda mais a seguir.

Existem vulcões no Brasil?

Em resumo, não. Conforme alguns geólogos do País, em um passado distante (há cerca de 1,9 bilhão de anos), havia muitos vulcões no Brasil, incluindo um considerado como o mais antigo do mundo, formado na Amazônia, entre os rios Tapajós e Jamanxim. 

Contudo, mesmo que nenhum vulcão ativo realmente exista no Brasil, rotineiramente surgem boatos da existência de alguns destes fenômenos em território nacional.

Continua depois da publicidade

Boatos de vulcão em Santos

Entre as histórias, surgiu um conto de que o litoral de São Paulo possuía um vulcão ainda em atividade, em Santos, no bairro Macuco.

Um boato afirmava que, em 1896, os moradores do bairro macuco, em Santos, se assustaram em meio a uma obra de saneamento básico.

Naquela época, eram comuns obraa de escavações profundas, sendo facilmente vistas algumas crateras pelas ruas.

Continua depois da publicidade

Segundo o boato, uma dessas crateras teria "explodido" e começado a jorrar uma água de coloração escura, pedras, chamas amareladas e fumaça de cheiro forte. O fogo teria chegado a mais de 10 metros de altura.

Foi ali que surgiu a história do "vulcão no Macuco", que rodou por quase todo o estado de São Paulo na época. O tal vulcão teria permanecido em erupção por cerca de um mês e depois se apagado por conta própria.

O vulcão de Santos nunca existiu

Na verdade, tudo não passou de uma compreensão precipitada da população. Nunca existiu o vulcão em Santos.

Continua depois da publicidade

O que aconteceu de fato foi que todo o lixo despejado nesta cratera se deteriorou ao longo do tempo e gerou gás metano, que é altamente inflamável.

Com o calor e movimentações do próprio solo, por conta das obras, o material explodiu, e ficou queimando, como dito acima, por quase 30 dias.

Existem chances de vulcões entrarem em atividade no Brasil?

VulcãoEmbora seja um tema que preocupa muitas pessoas, a existência de vulcões não chega ao Brasil/VeronikaGarBo/Depositphotos

De acordo com os especialistas, não. O Brasil, segundo os pesquisadores, tem vários sistemas vulcânicos no seu passado, mas todos estão extintos.

Continua depois da publicidade

"Na placa sul-americana não. Existem áreas do planeta que sim, mas não na placa sul-americana, mas isso em uma escala de milhões de anos", enfatiza o professor Fábio Braz Machado, membro da Sociedade Brasileira de Geologia e autor de estudos sobre a atividade vulcânica no interior de São Paulo, em depoimento ao g1.

Há relatos de brasileiros que já foram afetados por vulcões em outros países, mas nunca em território nacional.

Por que não existem vulcões no Brasil?

Dois motivos podem explicar o motivo da ausência de qualquer vulcão ativo no País:

  • O território brasileiro fica em uma área que não possui encontros entre placas tectônicas. É exatamente nestas áreas em que esse encontro acontece que surge a grande maioria dos vulcões ativos do planeta.
     
  • O relevo brasileiro possui uma formação geológica antiga, pois se formou em eras geológicas Arqueozoica e Proterozoica, há bilhões de anos. Como os vulcões do passado distante ficaram muito tempo expostos aos agentes externos de transformação do relevo (água, vento, clima etc.), eles foram lentamente se desgastando.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados