Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O símbolo de reciclagem para produtos de plásticos costumam conter uma numeração dentro do tradicional símbolo de reciclagem | InkDropCreative/Depositphotos
O tradicional símbolo da reciclagem em forma de triângulo contém, geralmente, um número dentro dele, que varia de 1 a 7.
Continua depois da publicidade
O sinal da forma geométrica em si, é reconhecido por quase todos como o símbolo da reciclagem e informa que aquela embalagem pode ser recolhida para reciclagem e, portanto, deve ser separada para a coleta seletiva.
Porém, a numeração gera dúvidas para muitos cidadãos, buscando saber o que aquele número de 1 a 7 significa no momento da reciclagem. Entenda abaixo.
Na prática, estes números existem para diferenciar o nível de flexibilidade e pela capacidade de suportar impactos e altas temperaturas, entre outras características.
Continua depois da publicidade
Com essa indicação exata do polímero, é possível classificar corretamente os produtos na etapa de triagem de resíduos nas cooperativas e recicladoras.
Isso é fundamental tendo em vista que alguns tipos de plástico não podem ser misturados e, muitas vezes, os centros também não são equipados para lidar com todos eles.
Além disso, esse método contribui para a avaliação financeira no momento do processo de reciclagem, visto que alguns materiais são mais custosos e difíceis de serem reaproveitados.
Continua depois da publicidade
E por último, mas não menos importante, os códigos também servem para auxiliar os consumidores no momento de separar o lixo plástico conforme os números, colocando cada grupo em sacos diferentes, o que agilizaria a triagem nas cooperativas.
Conforme informado pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), a classificação dos materiais por número tem o seguinte significado:
Um dos mais conhecidos pela população, o PET é usado nas famosas garrafas de refrigerante e também para fibras para roupas, por exemplo. O material retém gases e protege bem da umidade.
Continua depois da publicidade
Com destaque para a resistência físico-química, esse material é utilizado, para situações como a de fabricação de brinquedos, sacolas de mercado, frascos de detergente e tampinhas de garrafa.
Conhecido por ser aplicado em tubulações de água e esgoto, o material também é utilizado em mangueiras, potes de maionese, isolantes de fios e outras embalagens.
Com grande flexibilidade e com resistência a impacto, o PEBD é utilizado na maioria das vezes para fins domésticos, como filmes de embalagens, sacos de lixo e até nas camadas das caixas de leite, por exemplo.
Continua depois da publicidade
O principal destaque para este uso está nas embalagens iogurte, sorvete e ketchup, entre outras. Este produto é capaz de conservar o aroma dos alimentos e resistir a mudanças de temperatura.
Um dos materiais mais versáteis da lista, o PS é utilizado em diversos segmentos, desde objetos descartáveis (e para o famoso isopor) até embalagens de cosmético
Caso o plástico não se encaixe em nenhuma das composições citadas acima, ele entra na representação do número 7. Um exemplo é o material presente em pacotes de salgadinhos e biscoitos, que apresenta uma composição diferente.
Continua depois da publicidade
Não são todas as empresas que optam por numerar o tipo de plástico com o qual suas embalagens foram produzidas.
Para estes casos, uma opção é a de que o consumidor se manifeste pelos canais oficiais de contato da marca, solicitando a inclusão da informação. Para que o desfecho seja positivo, é recomendado juntar o maior número de pessoas possível.
Quanto mais empresas utilizarem os numerais em embalagens, mais consciente tende a se tornar o consumo, contribuindo para a sustentabilidade.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade