Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O filme será exibido nos cinemas da UCI no dia 11 de novembro, como parte das comemorações do UCI Day, evento que marca a celebração da fundação da rede. | Divulgação / Warner Bros
Lançado em 2014 e dirigido por Christopher Nolan, Interestelar, se destacou ao combinar uma história de ficção científica complexa com temas humanos profundos.
Continua depois da publicidade
O filme relata um futuro inverso onde a Terra enfrenta sérios problemas ambientais. A humanidade, então, se vê forçada a buscar alternativas para sobreviver.
A trama acompanha Joseph Cooper (interpretado por Matthew McConaughey), um ex-piloto da Nasa, que lidera uma missão por meio de um buraco de minhoca perto de Saturno para encontrar um novo planeta habitável.
Muitos ficaram intrigados com o final de Interestelar. Por isso, a Gazeta explica nesta matéria alguns detalhes do filme que levou o Oscar de Melhores Efeitos Especiais. Confira;
Continua depois da publicidade
No filme, a escassez de recursos naturais e a degradação do solo estão tornando o planeta inabitável.
Em resposta, Cooper e sua equipe partem em uma missão interestelar, com um plano que visa resolver uma complexa equação de propulsão gravitacional que permita evacuar a população da Terra (o chamado "Plano A").
Caso essa solução falhe, existe um "Plano B", que consiste na criação de uma colônia humana em outro planeta, usando embriões fertilizados. Ambos os planos são apresentados pelo Dr. Brand, cientista que é também figura-chave na condução da missão.
Continua depois da publicidade
O conceito de buraco de minhoca — uma espécie de "atalho" entre pontos distantes do universo — é central para a viagem da equipe de Cooper.
A teoria da relatividade de Albert Einstein também influencia fortemente a trama, especialmente em como o tempo flui de maneira desigual em diferentes pontos do universo.
Isso fica evidente na famosa sequência no "planeta de água", onde, devido à proximidade com um buraco negro massivo, uma hora no planeta equivale a sete anos na Terra.
Continua depois da publicidade
Esse fenômeno gera uma diferença temporal significativa entre Cooper e sua filha, Murphy, o que intensifica o drama emocional do filme.
Ao final da trama, Cooper adentra um buraco negro e acessa uma dimensão onde o tempo é representado fisicamente. Nesse espaço, ele consegue enviar informações para sua filha no passado, ajudando-a a resolver a equação necessária para salvar a humanidade.
Interestelar explora, então, não só os limites da física e da ciência, mas também as forças emocionais que impulsionam os personagens.
Continua depois da publicidade
Em última análise, a grande mensagem que o filme tenta transmitir é que o amor pode transcender o tempo e o espaço, representando um elo mais forte que qualquer fenômeno físico.
Para quem ainda não conferiu Interestelar, o filme está disponível em plataformas de streaming como HBO Max, Amazon Prime Video, Apple TV, YouTube e Google Play.
Além disso, o filme será exibido nos cinemas da UCI no dia 11 de novembro, como parte das comemorações do UCI Day, evento que marca a celebração da fundação da rede.
Continua depois da publicidade
Os ingressos estarão a preço único de R$ 12 para todos os públicos, válido também para salas IMAX e XPLUS. Para horários e locais das sessões, confira a programação do seu cinema local.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade