Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Fundação do município tem a ver com a antiga matriz, hoje Catedral Metropolitana | Rubens Chiri/Secom SP
Conhecida por seu poder econômico e qualidade de vida, Campinas é o terceiro maior município do estado de São Paulo e a maior região metropolitana do país que não é capital. Mas você sabe por que o município tem esse nome?
Continua depois da publicidade
A história tem origem no século 18, muito antes das estações da Maria Fumaça e do desenvolvimento da região.
Na época foi aberto um caminho de terra para ligar o Planalto de Piratininga, onde estava São Paulo, e as regiões de Goiás e Mato Grosso. Era o caminho feito por tropeiros e bandeirantes paulistas em busca de pedras preciosas no interior do Brasil.
Segundo o instituto Pró-Memória de Campinas, onde hoje é o município, havia três pequenos terrenos descampados (campinas sem árvores) em meio a mata pesada. Ali foi construído um ponto de parada entre Jundiaí e Mogi-Mirim e recebeu o nome Campinhos de Mato Grosso. Mais tarde, o local virou Bairro de Mato Grosso, até se tornar Campinas do Mato Grosso.
Continua depois da publicidade
De local de parada, Campinas do Mato Grosso se tornou um povoado, a partir da mudança da família de Francisco Barreto Leme, vindo de Taubaté. O povoado foi crescendo e, em 1772, a comunidade pediu a instalação de uma capela. Conseguiu mais do que isso. No ano seguinte, foi instalada a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Da construção da matriz, surgiu a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso, ainda ligada a Jundiaí. Mais tarde, virou Distrito de Conceição de Campinas.
Quando Jundiaí conseguiu sua emancipação, quase na virada do século, a vila mudou de nome e virou São Carlos. Porém, o nome nunca pegou entre os moradores locais.
Continua depois da publicidade
Essa denominação durou 45 anos. Por pressão da população, quando a vila foi elevada à condição de cidade, o nome São Carlos foi aposentado e Campinas voltou. Desta vez, para ficar.
Hoje, Campinas, com seus 250 anos, se destaca por sua economia forte, grande polo tecnológico e qualidade de vida que atraem novos moradores e empresas todos os anos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade