A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 21 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Entenda a origem do nome da cidade de Campinas

Região foi batizada no século 18, mas chegou a ter outra denominação

Adriano Assis

15/10/2024 às 16:56

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Fundação do município tem a ver com a antiga matriz, hoje Catedral Metropolitana

Fundação do município tem a ver com a antiga matriz, hoje Catedral Metropolitana | Rubens Chiri/Secom SP

Conhecida por seu poder econômico e qualidade de vida, Campinas é o terceiro maior município do estado de São Paulo e a maior região metropolitana do país que não é capital. Mas você sabe por que o município tem esse nome? 

Continua depois da publicidade

A história tem origem no século 18, muito antes das estações da Maria Fumaça e do desenvolvimento da região.

Na época foi aberto um caminho de terra para ligar o Planalto de Piratininga, onde estava São Paulo, e as regiões de Goiás e Mato Grosso. Era o caminho feito por tropeiros e bandeirantes paulistas em busca de pedras preciosas no interior do Brasil. 

Segundo o instituto Pró-Memória de Campinas, onde hoje é o município, havia três pequenos terrenos descampados (campinas sem árvores) em meio a mata pesada. Ali foi construído um ponto de parada entre Jundiaí e Mogi-Mirim e recebeu o nome Campinhos de Mato Grosso. Mais tarde, o local virou Bairro de Mato Grosso, até se tornar Campinas do Mato Grosso.

Continua depois da publicidade

Início do povoado

De local de parada, Campinas do Mato Grosso se tornou um povoado, a partir da mudança da família de Francisco Barreto Leme, vindo de Taubaté. O povoado foi crescendo e, em 1772, a comunidade pediu a instalação de uma capela. Conseguiu mais do que isso. No ano seguinte, foi instalada a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Da construção da matriz, surgiu a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso, ainda ligada a Jundiaí. Mais tarde, virou Distrito de Conceição de Campinas.

Mudança de nome

Quando Jundiaí conseguiu sua emancipação, quase na virada do século, a vila mudou de nome e virou São Carlos. Porém, o nome nunca pegou entre os moradores locais.

Continua depois da publicidade

Essa denominação durou 45 anos. Por pressão da população, quando a vila foi elevada à condição de cidade, o nome São Carlos foi aposentado e Campinas voltou. Desta vez, para ficar. 

Hoje, Campinas, com seus 250 anos, se destaca por sua economia forte, grande polo tecnológico e qualidade de vida que atraem novos moradores e empresas todos os anos.  

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados