Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Corte 'Cascão' de Ronaldo na Copa de 2002 | Divulgação
O Brasil se sagrou pentacampeão da Copa do Mundo em 2002, com Ronaldo "Fenômeno" sendo o artilheiro da competição e autor dos dois gols contra a Alemanha na final.
Continua depois da publicidade
Contudo, não foi apenas com sua habilidade que o atacante brasileiro chamou a atenção da mídia. Foi neste Mundial que o famoso corte "Cascão" foi utilizado por ele.
O motivo deste penteado, porém, passa longe de ser por uma questão estética e tratou-se de uma estratégia. Saiba mais abaixo.
Se engana quem pensa que a decisão do penteado foi para "fazer graça" ou por estilo. A escolha foi por uma estratégia de Ronaldo para despistar sobre uma lesão muscular na perna, sofrida antes do jogo das semifinais contra Turquia. O Brasil venceu este jogo por 1 a 0, com gol justamente de Ronaldo.
Continua depois da publicidade
Na intenção de impedir que a mídia focasse na notícia de que o camisa 9 estava lesionado, veio a ideia de fazer um corte de cabelo extravagante, para distrair a atenção. E deu certo. A lesão mal foi citada pela imprensa, que repercutiu mundialmente sobre o penteado "diferente".
"Não estou orgulhoso, foi muito estranho, mas foi uma maneira de mudar de assunto. Tive uma lesão na perna e todo mundo estava falando sobre isso. Decidi cortar meu cabelo e deixar a pequena coisa lá. Todo mundo estava falando sobre o cabelo e se esqueceu da lesão. Eu poderia ficar mais calmo e relaxado e focado no meu treinamento", revelou o Fenômeno, em entrevista ao jornal inglês "Daily Mail", em 2021.
Em outra entrevista, também em 2021, mas para a revista "Sports Illustrated", o craque opinou sobre o que achou do corte e pediu desculpas para as mães das crianças que quiseram imitá-lo:
Continua depois da publicidade
"[O corte era] Horrível! Peço desculpas a todas as mães que viram seus filhos cortarem o mesmo cabelo", disse.
"Eu vi meus companheiros de equipe e perguntei a eles: 'Vocês gostaram? Eles disseram: 'Não, é horrível! Pare com isso'. Mas os jornalistas viram meu corte de cabelo e esqueceram a lesão", complementou.
Ronaldo seguiu jogando, e marcou o gol da vitória nas semis, contra a Turquia, e os dois gols da final contra a Alemanha, levando o Brasil ao pentacampeonato.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade