A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Entenda a diferença entre surto, epidemia, endemia e pandemia

Conheça os conceitos que definem a propagação de doenças, desde eventos localizados até crises globais, e como esses termos são essenciais para a saúde pública

Raphael Miras

29/06/2024 às 11:00  atualizado em 19/07/2024 às 10:56

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Saiba a diferença entre surto, epidemia, endemia e pandemia

Saiba a diferença entre surto, epidemia, endemia e pandemia | Freepik

Nos últimos anos, a saúde pública tem sido tema de discussões frequentes, especialmente com o surgimento da Covid-19.

Continua depois da publicidade

Termos como surto, epidemia, endemia e pandemia tornaram-se comuns em conversas cotidianas. 

No entanto, a confusão entre esses conceitos persiste. A diferença entre essas classificações tem uma relação com a escala e a frequência com a qual uma doença está contaminando as pessoas. 

Com isso, a Gazeta te conta o que cada um significa e como se diferenciam.

Continua depois da publicidade

Como são classificados 

Para melhor compreensão, imagine a progressão de uma certa doença fictícia:

  • Surto: a doença é detectada em uma pequena cidade, onde um número inesperado de casos ocorre subitamente.
  • Epidemia: logo depois, a doença começa a se espalhar para cidades vizinhas, afetando uma parte significativa da população da região.
  • Endemia: tempo depois, essa doença passa a ser comum na região, com novos casos surgindo regularmente, mas sem aumentar drasticamente.
  • Pandemia: por fim, a doença se dissemina por vários continentes, causando um impacto global, com infecções em numerosos países.

 

O que é um surto e exemplos

Distribuição da doença do vírus ebola na África desde 1976.Distribuição da doença do vírus ebola na África desde 1976. / Fonte: CDC

Um surto refere-se a um aumento repentino de casos de uma doença em uma área específica ou entre um grupo de pessoas em um período limitado de tempo. O surto é normalmente localizado, afetando uma comunidade ou uma população específica.

Exemplo: Surtos do vírus Ebola são uma preocupação constante em regiões tropicais da África subsariana, desde 1976.

Continua depois da publicidade

 

O que é uma epidemia e exemplos

No último trimestre de 2021, o número de casos graves de gripe saltou no estado do RJ.No último trimestre de 2021, o número de casos graves de gripe saltou no estado do RJ. / Fonte: Sivep-Gripe RJ

Uma epidemia ocorre quando uma doença se espalha rapidamente e afeta um número maior de pessoas do que o esperado em uma determinada área ou comunidade. O termo é usado para descrever uma situação em que a propagação da doença vai além do que é comum.

Exemplo: em dezembro de 2021 ocorreu um aumento repentino e generalizado dos casos de gripe no Brasil. Na época, as autoridades de saúde do estado do Rio de Janeiro trataram a situação como uma epidemia no estado fluminense.

 

O que é uma endemia e exemplos

Série histórica das regiões com maior incidência de malária no Brasil, entre 2007 e 2018.Série histórica das regiões com maior incidência de malária no Brasil, entre 2007 e 2018. / Fonte: Ministério da Saúde

Uma endemia caracteriza-se pela presença constante de uma doença ou condição em uma população, ou região geográfica específica. É uma situação onde a doença está sempre presente, mas geralmente em um nível constante e previsível.

Continua depois da publicidade

Exemplo: A região norte do Brasil é considerada uma região de risco de malária. Por lá essa é uma doença endêmica.

 

O que é uma pandemia e exemplos

Mapa de distribuição de casos de gripe H1N1, publicado em boletim da OMS, na pandemia de 2009.Mapa de distribuição de casos de gripe H1N1, publicado em boletim da OMS, na pandemia de 2009. / Fonte: OMS

Uma pandemia é uma epidemia que se espalha por várias regiões do mundo, atravessando fronteiras internacionais e afetando inúmeras pessoas globalmente. As pandemias têm a capacidade de causar graves impactos sociais, econômicos e de saúde pública.

Exemplo: Em junho de 2009, a OMS declarou a pandemia de Gripe Suína (H1N1). À época eram registrados casos da doença no mundo inteiro.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados